Cartas e Brechós - Jornal Fato
Colunistas

Cartas e Brechós


"Querido Papai Noel, eu tenho 8 anos, sou filho de um pai preso e uma mãe que usa drogas. Moro com minha avó e minha tia. Sou de família carente, tenho poucos brinquedos, nunca tive uma bicicleta. Mas fico olhando as crianças brincarem e fico imaginando com seria a minha de marcha. Ficarei muito feliz se eu ganhar, preciso também de material escolar para estudar. Muito obrigado! Deus abençoe você!" Foi a carta que retirei nos Correios. Tem um número de registro na parte superior da missiva, através dele localizam o protocolo e o endereço da criança. Um Projeto dos Correios para o Natal de nossas crianças carentes pelo Brasil afora. São milhares de cartas semelhantes a essa. Retire a sua e durante o mês de novembro entregue o presente para a criança que você escolher.

 

Na carta que retirei existem dois pedidos: a bicicleta com marchas e o material escolar. O material escolar vem grifado em amarelo, como se um adulto tivesse corrigido o pedido. Resolvi atender ao pedido como se fosse o verdadeiro Papai Noel, adquiri a bicicleta com marchas, da minha cor preferida: vermelho. Quando criança foi a cor da minha primeira bicicleta, encontrava-me próximo aos 10 anos de idade. Até então, meu pai fazia a opção pelo material escolar, e dizia: "É a riqueza maior que posso te deixar - os estudos." Quando se aproxima o Natal, dia 25, mudamos. Mesmo racional, optei pelo brinquedo. Mesmo que não seja a solução para o futuro do meu escolhido. Pensei e pedi a Papai Noel: mantenha afastado do meu país, do Brasil, todos os corruptos. Aqueles que desviam o dinheiro público e matam a esperança desta e de muitas outras crianças. Abortam a chance de educação e saúde que merecem. Papai Noel dê firmeza e sabedoria àqueles que julgam e punem esses desgraçados. Eles não permitem nossas crianças sonharem. E nos deixam o pesadelo. O mundo pode ter mudado, a comunicação escrita se transformou. Usamos símbolos e até pinturas para contarmos histórias e relatarmos fatos. Parece que voltamos no tempo e nos aproximamos dos nossos antepassados. Retornamos às cavernas e às pinturas rupestres. Porém, uma carta, escrita à mão, uma caligrafia cuidadosa, me sensibilizou. No meio das palavras tristes, identifiquei o início de uma boa redação, um juntar de letras e de imaginação para um bom texto no futuro. No meio da escrita, por um momento, a tristeza desapareceu e, a imaginação, a fantasia, deu lugar a uma bicicleta com marchas.

 

Bem, além das cartas nos Correios, você pode ajudar, para este Natal, outras crianças. Trata-se do Projeto Vi Ver Unimed. São cinquenta crianças do ensino fundamental de Cachoeiro, Escola Florisbelo Neves, com algum grau de deficiência visual. Foram selecionadas após exame oftalmológico. O Projeto é do Núcleo Feminino da Unimed Sul Capixaba e dos professores da escola municipal. Os óculos serão adquiridos com o fundo arrecadado do Brechó de artigos femininos (roupas, sapatos e bolsas) e masculinos. O Brechó acontecerá no primeiro final de semana de dezembro, no Shopping-Cachoeiro. Na entrega do último óculos, a criança disse: "Mãe, vou poder ver a lua." Neste mês de novembro a lua estará bem próxima de nós, bem cheia. Mas, para os próximos meses, as crianças precisarão de óculos para enxergar as letras dos seus cadernos e a lua que estará bem distante.

 

Visite meu Blog: blogazulix.blogspot.com.br


Comentários