Aos acadêmicos, minha gratidão - Jornal Fato
Colunistas

Aos acadêmicos, minha gratidão


"Nulla dies sine línea", Plínio.

 

Não é fácil expressar o sentimento de gratidão que transborda de minha alma. Dentro do possível (beirando o inesperado) vamos juntos dar "conta do recado". Quero iniciar a coluna agradecendo todos acadêmicos que votaram na nossa chapa e dizer, publicamente, que é uma honra imensa ser eleito presidente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).

 

A psicanálise postula, de forma muito interessante, que a gratidão teria suas raízes nas emoções e atitudes que surgem no mais primitivo estágio da infância. Este sentimento está estreitamente ligado à generosidade. E como foram acolhedores e generosos quando candidato à vaga da cadeira de número 40, nada mais justo do que retribuir com empenho e dedicação.

 

De minha parte, tenham certeza, que dedicarei incansavelmente todos os esforços para dar continuidade aos trabalhos da gestão anterior e honrar os nomes de todos da diretoria eleita: Marília Vilela de Medeiros Mignoni, Marilene De Batista Depes, Célia Ferreira, David Alberto Lóss, Valquíria Rigon Volpato e Solimar Soares da Silva, além, é claro, dos confrades presentes física e mentalmente na eleição (Sergio Damião, Wagner Medeiros, Fernanda Merchid, Hermínia Lessa e Joacy Novaes, além das manifestações de apoio dos confrades Marcelo Grillo, Ariette Moulin Costa, Gláucia Moulin Coelho, Vilma Dardengo, Solimar Soares da Silva, Bruno Torres Paraiso, Paulo de Tarso Medeiros, Nei Santos Vianna, Salmo Calazans, Rosangela Venturi, Célia Ferreira, Ézio Luiz Pereira  e João Batista Chaia Ramos) de todos os membros efetivos, correspondentes, beneméritos e honorários.

 

Em especial, gostaria de exaltar, os que antecederam a presidência da Academia:

 

EVANDRO MOREIRA (PROVISÓRIO - 1962 (12 DE MAIO); 1977-1981; 1986-1990; 1997-1998;

RAYMUNDO ESTEVÃO PEREIRA (NORDESTINO FILHO) - 1962-1965;

SOLIMAR DE OLIVEIRA - 1966-1967;

ABGAR TORRES PARAISO - 1968-1969;

ATHAYR CAGNIN - 1991-1994; 1999-2000;

PAULO ESTELITA HERKENHOFF - 1995-1996;

SOLIMAR SOARES DA SILVA - 2001-2012;

DAVID ALBERTO LÓSS - 2013-2016.

 

Com o apoio maciço dos acadêmicos caminhamos para uma gestão democrática com a participação de todos os membros.

 

Já era um sonho entrar pare este grupo seleto que acompanhei e entrevistei, quando ainda repórter, vários e ilustres membros, hoje confrades e amigos.

 

Fui admitido quando a academia completava seu jubileu de ouro, junto com a confreira Valquíria Rigon Volpato.  E hoje, às vésperas dos 55 anos de fundação, nossa chapa é eleita para dar continuidade aos sonhos e aspirações dos confrades, confreiras, aspirantes e simpatizantes da ACL. 

 

Temos um futuro desafiador pela frente... Nossa sede própria é uma prioridade, além dos projetos que foram votados em reuniões anteriores, como a literatura nos hospitais e continuar parceiro incondicional da cultura cachoeirense, com participação ativa nos conselhos e também, é claro, na Bienal Rubem Braga, evento literário referência em todo o Brasil.

 

Enfim, termino com trecho do hino da ACL imortalizado por Evandro Moreira e Raul Sampaio: "Confiantes, decididos como aqueles que sonharam. Guardaremos os preceitos que os patronos nos legaram".                   

 


Comentários