A palestra sobre a transformação de Medellin - Jornal Fato
Colunistas

A palestra sobre a transformação de Medellin


A maioria das lideranças políticas e empresarias lá estavam.  O Tales Machado (cada vez mais parecido com o Wyatt Earp), o Rubens Correa, com sua voz rouca e sensual, o meu amigo Nelson Napolitano, o arquiteto que projetou o Murad's, e o Gercílio Cipriano, que além de músico e também artista na arte de degustar um caranguejo.

 

O H. Mansur estava igual a pinto no lixo, porque levou um livro do autor, J. Melguizo e não sossegou enquanto não conseguiu um autógrafo do palestrante.

 

Jorge Melguizo foi um dos responsáveis por esta mudança, junto com outras pessoas, eles conseguiram reduzir a violência da cidade de Medellin, em 95% de mortes violentas. Antes Medellin, era considerada uma das cidades mais violentas do mundo.

 

Hoje ela é uma cidade bastante aprazível, recebendo um fluxo de turista muito grande, que vão a Medellin ver de perto esta transformação.

 

Esta mudança faz-me lembrar das pessoas, que muitas vezes se queixam disto ou daquilo, mas nada fazem para mudar o rumo de suas vidas.

 

A sociedade, segundo Melguizo, decidiu "dar um basta" e se organizar. As mudanças ocorreram por meio da educação, com a instalação de escolas, bibliotecas, parques esportivos e outras ações de ocupação social nos bairros de periferia. Além de alianças entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade e uma forte fiscalização junto ao poder público.

 

O palestrante explicou que as mudanças ocorreram num período de vinte e cinco anos.

 

O importante da palestra, do Melguizo, é com a sua eloquência, dos vídeos apresentados, ele colocou uma semente, uma injeção de ânimo, nas autoridades, políticos e empresários presentes, tanto que estes já estão até organizando uma comitiva, para ver de perto a transformação de Medellin.

 

A palestra gerou uma sensação impactante, de euforia, de alegria e de esperança.

 

Pois se hoje, vemo-nos reféns do crescimento das drogas, da violência, da criminalidade, percebemos que o que ocorreu em Medellin, pode ser aplicado em nossas cidades, nos Estados e no nosso país.

 

O J. Melguizo atua também em projetos de desenvolvimento em países como a Argentina e o Uruguai.

 

Parabenizo o Sicoob Credirochas e o Movimento Empresarial Sul do E. Santo (Messes), por terem trazido à Cachoeiro de Itapemirim, uma palestra tão proveitosa e interessante.

 

Pois ela fez-nos perceber, que os problemas das drogas, tem solução, e é só começarmos a colocar em prática experiências como a de Medellin, para que as mudanças ocorram.

 

Clínica de Orientação Psicológica

Fernando Fiuza - Psicólogo, Psicanalista, Hipnólogo

E-mail - [email protected]

Tel. (28) 99989-3561

 

 

 

 


Comentários