Taxistas de Cachoeiro criam aplicativo - Jornal Fato
Cidades

Taxistas de Cachoeiro criam aplicativo

A proposta é competir com o Uber e o 99, que já atuam na região com dezenas de motoristas cadastrados. Trata-se do aplicativo Unitaxi


Um aplicativo de celular que permite ao cliente encontrar o táxi mais próximo, saber o preço com antecedência, contratar o serviço e pagar a corrida com o cartão de crédito. Foi o que os taxistas de Cachoeiro de Itapemirim criaram.

A proposta é competir com o Uber e o 99, que já atuam na região com dezenas de motoristas cadastrados. Trata-se do aplicativo Unitaxi.

"Hoje em dia não tem mais volta. Temos que nos atualizar, pois as pessoas querem comodidade e preço", disse o presidente da associação da categoria no Sul do Estado (Assotaxi), Luiz Carlos Gomes Gregio.

O preço, assegura ele, será mais baixo do que pelo taxímetro. "Corridas do Centro até a rodoviária, Shopping Sul e ao Fórum, por exemplo, que pelo taxímetro sairia por cerca de R$ 15, vão ficar em R$ 9,99", explicou.

Segundo Luiz Carlos, como a legislação obriga o taxista a ligar o taxímetro, o equipamento ficará funcionando, mas só para o cliente ter uma ideia de quanto seria a corrida no sistema padrão.

"O que vale é o valor estabelecido no aplicativo, que será sempre menor que o do taxímetro", garante. Ele avalia que a vantagem para o taxista é o aumento no volume de corridas.

O aplicativo não foi oficialmente lançado, mas já está em operação. De acordo com a associação, cerca de 30 taxis estão ligados ao sistema, mas a meta é alcançar os 98 taxistas de Cachoeiro e depois expandir para outros municípios da região.

Para usar o novo sistema, basta o cliente baixar o aplicativo em seu celular e fazer um cadastro. O modelo é parecido com os demais aplicativos. Para entender o funcionamento, taxistas já fizeram uma reunião de capacitação.

"Nossa expectativa é a melhor, pois temos preço e estamos organizados. A tecnologia chegou e precisamos inovar e nos organizar", defendeu o taxista Renato Lambranho Silva, 42.

O motorista de táxi que quiser utilizar o sistema precisa se associar à Assotaxi, que atualmente possui 75 membros. Ele também deve estar regularizado junto à Prefeitura, com alvará e inscrição municipal. 

 

SERVIÇO

Aplicativo - O Unitaxi é um aplicativo que permite ao cliente, por meio do celular, encontrar e contratar o serviço de táxi mais próximo

Cartão - Também estabelece o tempo de espera e o preço da corrida, que pode ser pago em dinheiro ou pelo cartão

Celular - O aplicativo pode ser baixado em celulares do sistema android pelo Google Play e, em breve, também poderá ser acessado nos aparelhos Iphone

Cadastro - Após baixar o aplicativo, o cliente faz um cadastro com seu email e senha ou pode acessar utilizando o Facebook

Preço - O preço das corridas será sempre menor do que o dos taxímetros, sem mudança de valor por horário ou dia da semana

Taxi - O sistema já está operando com cerca de 30 taxistas, mas novos motoristas serão cadastrados

Expansão - O aplicativo, de início, vai funcionar em Cachoeiro, mas o plano é expandir o modelo a outros municípios da região.

Comentários