Resíduo de abacaxi para alimentar gado é tema de debate em Itapemirim - Jornal Fato
Cidades

Resíduo de abacaxi para alimentar gado é tema de debate em Itapemirim

Com o preço do milho pouco atraente para o confinador, recorrer a alternativas pode ser uma solução


O município de Itapemirim, por meio das Secretarias de Finanças, Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizou na manhã desta quarta-feira (18), no auditório do Centro de Referência de Assistência Social, um Workshop com o tema "Educação Tributária e Silagem do Abacaxizeiro para bovinos".

Com o preço do milho pouco atraente para o confinador, recorrer a alternativas pode ser uma solução. Entra elas está a silagem de abacaxi, que transforma plantas, mudas, coroas e talos, que seriam descartados, em alimento para o gado. A silagem feita desses 'resíduos' tem alto teor proteico e muito açúcar, tendo se mostrado além de nutritivo, um volumoso palatável para os animais.

O custo da tonelada de matéria seca da fruta chega a ser duas vezes menor, enquanto a qualidade nutritiva é equivalente

Os palestrantes Francisco Costa Andrade, auditor Fiscal da Receita Estadual, e Bernandro de Lima Bento de Mello, zootecnista do INCAPER, ministraram palestras para os produtores rurais e técnicos agrícolas que tem utilizado a silagem de abacaxi como alternativa de baixo custo e boa composição nutritiva para alimentação bovina.

Comentários