Prismas vão ajudar a direcionar trânsito na Ilha da Luz - Jornal Fato
Cidades

Prismas vão ajudar a direcionar trânsito na Ilha da Luz

rata-se da sinalização horizontal, no asfalto, que direciona o fluxo e fornece a pedestres e motoristas informações sobre preferência, sentido e conversões


Os serviços no local seguem até a semana que vem

Muitos motoristas em Cachoeiro de Itapemirim insistem no desrespeito às regras na rotatória da Ilha da Luz, limite da avenida Beira Rio. Por isso, no fim de semana, a prefeitura começou a instalar prismas de concreto nos acessos que já têm, desde 2014, a marcação indicativa no asfalto.

A ação segue até a próxima semana e inclui o reforço na pintura, nessas mesmas áreas. Trata-se da sinalização horizontal, no asfalto, que direciona o fluxo e fornece a pedestres e motoristas informações sobre preferência, sentido e conversões.

Essa área recebe maior fluxo, geralmente, no fim do horário comercial. Por ali, passam veículos com destino à rua Bernardo Horta, que é mão contrária à Beira Rio, e, no sentido inverso, aos bairros Rubem Braga, Vila Rica e Elpídio Volpini (Valão).

Entre as irregularidades mais comuns, que buscam ser minimizadas no local por essa medida, estão o desrespeito ao direito da preferência e o tráfego sobre as marcas de canalização, área de segurança zebrada onde o carro não pode passar. Trafegar sobre essas marcas é infração gravíssima, e a penalidade inclui perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 880,41.

A quantidade de notificações e multas na rotatória da Ilha da Luz tem aumentado nos últimos meses. A revitalização na sinalização horizontal, por parte da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), busca diminuir a incidência de infrações.

"Nossa equipe vem avaliando este e outros locais de grande movimento e sempre estudando melhores formas de levar mais organização e segurança ao trânsito nessas áreas. Em alguns casos, quando as placas e a pintura na pista não são suficientes, é necessária a sinalização auxiliar", explica Sebastião de Oliveira Almeida, subsecretário de Trânsito na prefeitura.

Comentários