Mutirão: Municípios e Governo do Estado se unem para limpeza de Mimoso - Jornal Fato
Cidades

Mutirão: Municípios e Governo do Estado se unem para limpeza de Mimoso

Quase um mês após a catástrofe, o município ainda enfrenta problemas com lama, entulhos e muita poeira.


- Foto: Reprodução/ Instagram.

Durante dois dias acontece um intenso mutirão de limpeza em Mimoso do Sul. Nesta quarta-feira (17), o governador do Estado, Renato Casagrande, e prefeitos de diversas cidades estão presentes com suas equipes na cidade, unindo forças para lavar ruas da cidade e tentar trazer um pouco de normalidade ao município que ficou devastado após a enchente do dia 23 de março. Quase um mês após a catástrofe, o Mimoso ainda enfrenta problemas com lama, entulhos e muita poeira.

Mais uma vez, o governador afirmou que entre tantas enchentes ocorridas durante seu governo, a de Mimoso do Sul foi a pior.

"Nos meus três mandatos de governador, tive desafios de enfrentar as enchentes de 2013, de 2020 e agora, em 2024, mas a situação de Mimoso eu nunca tinha visto. Já chegamos a quase um mês do evento e ainda temos muito serviço de limpeza para fazer. Nunca precisamos gastar tanto tempo para fazer essa limpeza, como estamos fazendo. Então, por isso que a presença dos prefeitos de vários municípios é fundamental para nós, para poder nos dar essa força de chegada final e podermos voltar a uma certa normalidade e começar a reconstrução de novo. Porque o que estamos fazendo aqui, ainda é um trabalho de reestabelecimento", disse Casagrande.

Em torno de 25 municípios estão presentes, com mais de 50 caminhões e quase 200 homens para colaborar com a reorganização da cidade. A ação também conta com a participação de moradores e pessoas voluntárias de fora da cidade. Entre os municípios colaboradores estão Vila Velha, São José do Calçado, Muniz Freire e Marataízes. 

Ao comentar sobre o mutirão de limpeza e a presença de diversos municípios, o prefeito de Mimoso, Peter Costa, fez uma analogia a um cenário de guerra.

"Quando a gente vai para uma batalha, a gente vai para uma guerra, sozinho é muito difícil ganhar. Mas quando a gente vai com todos esses soltados que tem aqui, o governo do Estado liderando isso tudo, junto com a Amunes e prefeitos, junto com a nossa cidade de Mimoso do Sul, eu tenho certeza que a gente vai sair vencedor dessa guerra, como já estamos saindo. Porque grande parte dela, nós já vencemos. Então é só gratidão a todos os prefeitos que mandaram seu maquinário".

Nestes dois dias de mutirão está proibida a circulação de veículos (até mesmo de moradores) pelas ruas da cidade, incluindo caminhões de carga e descarga. A exceção é para atendimentos à saúde, ônibus e pessoas que moram fora da cidade. O mutirão teve início às 08h e seguirá até às 17h, retomando amanhã no mesmo horário.

Além do apoio durante o mutirão, a Amunes também disponibilizou ao município de Mimoso do Sul cinco engenheiros para ajudar na reconstrução da cidade.

"A Amunes vai disponibilizar quatro engenheiros civis e um engenheiro ambiental para colaborar com os municípios, iniciando por Mimoso do Sul, nessa reconstrução"., informou o presidente da Amunes, prefeito Luciano Pingo.

A previsão é que os engenheiros já estejam em Mimoso do Sul a partir da próxima segunda-feira (22).



Comentários