Municípios buscam solução para moradores de rua - Jornal Fato
Cidades

Municípios buscam solução para moradores de rua

Marataízes abre inscrições para Seminário sobre políticas para pessoas em situação de rua em busca de estratégias para lidar com o problema


Em Cachoeiro há 67 pessoas em situação de rua e outras 15 em abrigo temporário da Prefeitura

Representantes de nove municípios da região sul do Espírito Santo vão debater, em Marataízes, políticas públicas sobre pessoas em situação de rua. O primeiro seminário regional sobre o assunto acontece no dia 8 de novembro.

Além do município-sede, participam técnicos e políticos de Itapemirim, Presidente Kennedy, Anchieta, Piúma, Rio Novo do Sul, Iconha, Alfredo Chaves e Cachoeiro de Itapemirim. Os debates serão sobre avanços, conquistas e estratégias de ação para aprimorar o atendimento deste segmento da população na Região Sul do Espírito Santo.

Segundo o secretário de Assistência Social de Marataízes, João Antônio Neto, a união desses municípios é importante, para que o trabalho seja feito em rede. "Trata-se de evento para refletir sobre os deveres e os direitos das pessoas em situação de rua, bem como apresentar ao público o cenário do Pólo Regional Sul", explica.

A diretora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Marataízes, Rosinêz Machado Lima explica que serão abordadas experiências e ações desenvolvidas pelas secretarias de Assistência Social. "Para que possamos conhecer, compreender e repensar não só a forma de se atuar junto a esse público, mas de se vislumbrar novas possibilidades de atuação".

 

Inscrições

O evento é voltado para técnicos das redes de assistência social, saúde, educação, defesa social, polícia e sociedade civil. As inscrições são feitas online até o dia 5 de novembro. O link está disponível no site da Prefeitura de Marataízes.

O Seminário Regional de Políticas Públicas sobre Pessoas em Situação de Ru acontece no dia 8 de novembro no Centro de Convivência Renascer, atrás do Fórum de Marataízes, das 8h00 às 16h30.

Mais informações no Creas, localizado na Avenida Governador Lacerda de Aguiar, centro de Marataízes. Telefone (28) 3532-6940.

 

CACHOEIRO

Um levantamento do período entre janeiro e agosto, revela que, em Cachoeiro, há 67 pessoas estão em situação de rua. Outras 15, também sem residência, encontraram abrigo na Casa de Passagem. As informações foram apuradas pelo site emoffnoticias.com.br.

A atuação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) se dá com abordagens sociais semanais, que não utilizam coerção. O trabalho é de convencimento, acompanhamento e orientação.

Em oito meses, nove das pessoas que viviam ruas foram inseridas em emprego. Além disso, 75 passagens foram concedidas, para andarilhos que manifestaram desejo de retornar aos municípios de origem e informaram contatos de parentes. 

Os que querem se fixar em Cachoeiro, é oferecido abrigo provisório, até a retirada de toda documentação e ela é encaminhada ao mercado de trabalho. No período, houve 405 encaminhamentos para a Casa de Passagem "Santa Tereza de Calcutá", com a qual a Prefeitura tem convênio.

O encaminhamento é realizado pela equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), cujo telefone é 3521-1922.

  

Saiba mais

Pessoas em situação de rua ocupam o centro de Cachoeiro

https://www.jornalfato.com.br/geral/pessoas-em-situacao-de-rua-ocupam-o-centro-de-cachoeiro-,273389.jhtml

Comentários