Moradores ficam sem atendimento médico em Atílio Vivácqua - Jornal Fato
Cidades

Moradores ficam sem atendimento médico em Atílio Vivácqua

Cerca de 100 atendimentos são feitos diariamente na unidade - contrato foi rescindido pela Prefeitura


Rafaela Thompson

 

Os moradores de Atílio Vivacqua que procuraram atendimento médico na manhã desta sexta-feira (18), encontraram o Hospital Comunitário 'Drª Andréa Canzian Lopes' com as portas fechadas. Cerca de 100 atendimentos são feitos diariamente na unidade.

O local era mantido pelo Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), mas, segundo a direção do Hospital, o contrato foi extinto pela Prefeitura na segunda-feira.

A direção do Hifa alegou que a prefeitura estava devendo as parcelas de janeiro e fevereiro deste ano. Já a prefeitura informou que suspendeu o pagamento das parcelas porque o Hifa não estaria cumprindo com as cláusulas contratuais.

O Hifa informou, em nota, que mesmo após a rescisão do contrato, a adotou todas as providências necessárias para não causar danos à população, e que só efetuou a retiradas dos equipamentos e o cancelamento das atividades após todos os procedimentos com pacientes que estavam internados serem levados a efeito cumpriu o desejo da administração pública. 

Esclareceu ainda, que, devido a ruptura do contrato de prestação de serviços, não será de responsabilidade da administradora a gestão do hospital.

Problema

O Hifa administrava o hospital desde 2016. Há um ano e meio, foi estabelecida negociação para que o contrato fosse cumprido. O hospital alega que foi contratado para atender urgência e emergência, mas casos de menor complexidade também eram enviados ao local.

A situação se agravou neste ano, com o atraso do pagamento de parcelas. A prefeitura foi comunicada pelo Hifa que em 72 horas o hospital deixaria de atender casos que não fossem de urgência e emergência. Recebeu como resposta, a rescisão unilateral do contrato pela prefeitura na última segunda-feira.

Ontem, as chaves do hospital foram entregues ao prefeito. Embora tenha rescindido o contrato, a prefeitura alega que não foi avisada sobre o fechamento pela gerência do Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), que administrava o hospital.

Funcionamento

De acordo com a prefeitura, é possível que os moradores voltem a receber atendimento neste sábado (19). O município vai administrar o hospital nas próximas semanas até que um novo processo de licitação seja aberto e uma nova administradora gerencie a unidade.

 

Comentários