Linha férrea de Vargem Alta pode ser removida - Jornal Fato
Cidades

Linha férrea de Vargem Alta pode ser removida

Prefeitura argumenta que traçado inutilizado não atende mais os interesses da economia regional e atrapalha o trânsito da cidade


- Marcos Debona

A linha férrea que atravessa a cidade de Vargem Alta, no Sul do Estado, pode ser removida. O ramal ligado à Vale S/A, segundo o prefeito do município, João Chrisóstomo Altoé, perdeu utilidade e dificulta o trânsito "gerando constantes congestionamentos". Nesta quarta-feira (11), a senadora Rose de Freitas (PODE) recebeu o prefeito para tratar do assunto na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília.

 

Durante reunião com o diretor-presidente da ANTT, Mário Rodrigues Junior, Rose cobrou agilidade na solução do caso e o prefeito explicou a necessidade da operação. "No momento atual, percebemos que não está parecendo uma atividade comercial ativa desta [linha]. [A remoção] será para nós um desafogo na viabilidade urbana de trânsito, resolvendo nossa deficiência de uma cidade que não fora projetada para ter essa estrutura", justifica Altoé.

 

Além dos congestionamentos, o prefeito também explicou que a linha é um empecilho para os caminhões de transporte da cidade. "Mostramos a necessidade de desafogar o tráfego rodoviário, que todos os dias vêm causando transtornos, pelo motivo de transporte de pedra artesanal, baús que transportam produtos hortifrutigranjeiros, além do transito de passagem e cargas normais do dia a dia", apontou.

 

O presidente da ANTT se comprometeu em realizar estudo sobre a viabilidade da remoção da linha férrea e responder na próxima semana. "Vamos montar um estudo de viabilidade e descobrir o melhor caminho. Pode ter certeza que a senhora [senadora Rose de Freitas] será atendida", afirmou Mário Rodrigues Junior. Consultada pela prefeitura, a Vale S/A se colocou à disposição para solucionar o caso.

Comentários