Iconha decreta emergência em função das chuvas - Jornal Fato
Cidades

Iconha decreta emergência em função das chuvas

Enxurradas foram causadas pela chuva que atingiram o município entre os dias 8 e 9 deste mês


A Prefeitura de Iconha decretou situação de emergência em função das enxurradas causadas pela chuva que atingiram o município entre os dias 8 e 9 deste mês. O decreto foi publicado no Diário Oficial do estado na segunda.

Segundo a Defesa Civil municipal em um período de seis horas ocorreu uma precipitação pluviométrica de 235,2 milímetros, causando a elevação do nível do Rio Iconha em 4,57 metros acima do normal.

A cheia do rio provocou alagamentos em diversas ruas do Centro, na Ilha do Coco e em comunidades do interior, causando danos a residências, comércios e prédios públicos.

A água invadiu duas escolas, a pré-escola Astéria Siqueira Miranda, no Centro, e o colégio Marcelino Biancardi, na Ilha do Coco, que tiveram as aulas suspensas.

A Defesa Civil registrou ainda quedas de árvores, pontes danificadas e quedas de barranco em vários pontos do município, além de prejuízos nas lavouras.

Na ocasião das chuvas, a prefeitura, a princípio, não pretendia decretar situação de emergência. No entanto, segundo a coordenadora de Defesa Civil, Nelsani Maria Rigo, ao avaliar os estragos com mais detalhe o município concluiu que com recursos próprios não seria possível corrigir os danos.

"Tivemos problemas em toda a cidade, mas o maior dano foi causado nas estradas rurais. O município já tinha sofrido com a forte chuva em março, estava recuperando as vias, mas esse último temporal acabou com tudo. Tivemos muitas quedas de barreiras e várias comunidades interditadas", disse Nelsani.

A esperança da coordenadora e Defesa Civil é que com o decreto seja possível conseguir recursos federais e estaduais para locação de máquinas e aquisição de materiais com o objetivo de recuperar as estradas e outras instalações públicas.

Comentários