Finalizada organização do trânsito em avenida no Novo Parque - Jornal Fato
Cidades

Finalizada organização do trânsito em avenida no Novo Parque

A prefeitura de Cachoeiro atuou ali em duas etapas, com a primeira em fevereiro


Com dois supermercados e acesso à região serrana, a via tem tráfego intenso

Acesso ao distrito de Soturno e a municípios da região serrana, a avenida José Rosa Machado acaba de ter concluído o ajuste no trânsito, com novas placas e marcação na pista. A prefeitura de Cachoeiro atuou ali em duas etapas, com a primeira em fevereiro.

Na recente segunda etapa, a avenida ganhou o eixo central, pintura que separa as faixas de rolamento de sentidos opostos. Na esquina com a rua Maria Dantas de Barros, saída do bairro Abelardo Machado, a pista conta agora com sinalização horizontal para controle dos veículos. O objetivo é evitar colisões.

Entre os principais problemas que o projeto da prefeitura visa solucionar estão as conversões inadequadas, a parada para descarga em faixas de rolamento e a fila dupla, que geram retenção no fluxo e risco a pedestres e veículos. O movimento ali é ainda maior no horário de funcionamento de dois supermercados.

"Havia em toda a extensão da avenida uma série de irregularidades que, agora, têm a chance de serem alvo de fiscalização, a partir da sinalização. Nossas equipes vêm recebendo muitas reações positivas por parte da comunidade e dos motoristas, até mesmo por ser uma reivindicação antiga a organização do trecho", explica Ricardino Santos Soares, coordenador de Malha Viária na prefeitura.

O setor de Sinalização é ligado à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), que usou critérios técnicos para definir, no trecho de maior movimento, qual lado da pista ficaria com as vagas de estacionamento. Foram demarcados ou ressaltados alerta de quebra-mola, vaga exclusiva para carros guiados por idosos ou pessoas com deficiência, baia de parada de ônibus, faixa de pedestre e outros itens.

Durante quatro semanas, o local recebeu ainda a visita da equipe de Educação Cidadã e Trânsito da Semset, que abordou condutores e pedestres e distribuiu material informativo para combater o estacionamento irregular ao longo da via e orientar sobre a travessia com segurança. 

A partir da área do Auto Posto Cachoeiro, as vagas para estacionamento são de ambos os lados, até o entrocamento próximo à escola Inah Werneck, acesso à Ilha da Luz, à direita e ao bairro Aquidaban, à esquerda. O entroncamento contou com pinturas para canalização do trânsito, como o alerta "dê preferência".

 

Trecho no Km 90 é sinalizado

Na tarde desta terça-feira (10), o setor de Sinalização aplicou pintura emergencialmente na avenida Jones dos Santos Neves, na altura do bairro Otton Marins. O local corria risco de acidentes após obra do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que instalou um quebra-molas e placas no trecho.

Comentários