Famílias podem perder habitação popular - Jornal Fato
Cidades

Famílias podem perder habitação popular

Elas têm até sexta-feira para assinar contrato com a Caixa no programa Minha Casa, Minha Vida


Antes da assinatura, beneficiários têm que fazer vistorias nos imóveis

Parte das famílias contempladas com unidades do Minha Casa Minha Vida nos residenciais Otílio Roncete 1, 2 e 3, em Cachoeiro de Itapemirim, pode ser desclassificada do programa pela Caixa Econômica Federal se, até esta sexta-feira (11), não assinar o contrato de financiamento dos imóveis com o banco. A conclusão dessa etapa, para a qual esses candidatos foram convocados há meses, vai possibilitar que a instituição defina a data de entrega das 1.248 moradias.

Antes de se dirigirem à agência da Caixa na Praça Jerônimo Monteiro, porém, os beneficiários precisam fazer a vistoria das unidades habitacionais, que é agendada pela construtora diretamente no empreendimento, localizado no bairro Gilson Carone.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), todas as famílias selecionadas foram orientadas sobre a assinatura do contrato nas reuniões do trabalho técnico social, fase obrigatória do programa.

"A prefeitura de Cachoeiro cumpriu todas as fases que são de sua responsabilidade no programa, e agora está ajudando a Caixa nessa etapa atual, reforçando a divulgação das informações, para que esses candidatos agilizem os procedimentos finais que vão permitir à Caixa anunciar a entrega dos imóveis", explica o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

O município também busca junto à Caixa a suspensão da cobrança de parcelas do financiamento dos imóveis das famílias que já assinaram contrato, até que se estabeleça o cronograma de mudança para as moradias. As regras do programa federal não permitem a entrega de nenhuma unidade sem que todas tenham seus respectivos contratos assinados. "Considerando as condições financeiras dessas famílias, fizemos a solicitação de suspensão ao banco e ela está sendo avaliada", disse Petri.

 

Cadastro no programa continua aberto

Para cobrir desistências e desclassificações de beneficiários dos residenciais Otílio Roncete e, também, para selecionar famílias para futuros empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, Cachoeiro mantém um cadastro de reserva de candidatos. Podem se inscrever famílias que moram no município há mais de dois anos, tenham renda de até R$ 1,8 mil e não possuam imóvel. Os interessados devem procurar o setor de habitação da Semdurb, que funciona na rua Brahim Antônio Seder, 96/102, Centro. O atendimento é feito das 9h às 17h.

Comentários