Córrego do Amarelo recebe Dia D de limpeza - Jornal Fato
Cidades

Córrego do Amarelo recebe Dia D de limpeza

Os participantes vão seguir pelas ruas do bairro Paraíso mais próximas ao córrego


Moradores receberão panfletos informativos sobre coleta seletiva - Foto: PMCI

Nesta quinta (21), a partir das 8h30, ocorre o Dia D de Limpeza do Córrego do Amarelo, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento terá concentração na quadra do bairro Paraíso, próximo à escola municipal Waldir Freitas. Além da retirada de sujeira do regato, a ação vai sensibilizar a população sobre o hábito de separar o lixo e outros resíduos e alertar sobre a importância da reciclagem.

Os participantes vão seguir pelas ruas do bairro Paraíso mais próximas ao córrego. A ação de educação ambiental terá panfletagem com moradores e comerciantes . O material explica o que é a coleta seletiva e como deve ser feita e informa sobre dia da passagem do caminhão e sobre os pontos de entrega voluntária (PEVs).

"É muito importante que a população tenha consciência e não jogue nos córregos o lixo gerado nos imóveis. Assim, são evitados graves danos ambientais e transtornos diretos, inclusive, para os próprios moradores, como a proliferação de insetos e outros animais nocivos e os alagamentos em dias de fortes chuva, por exemplo", alerta o secretário de Meio Ambiente em exercício, Fernando Martins.

O mutirão faz parte do Programa de Revitalização dos Córregos. É promovido pela parceria entre a prefeitura, por meio das secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), de Saúde (Semus) e de Meio Ambiente (Semma), a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro (Fammopoci).

A equipe da Semsur participa com servidores e o maquinário para limpeza. Paralelo ao mutirão, a Semus fará uma campanha de conscientização para combate ao mosquito que transmite a dengue. A Vigilância Sanitária, por exemplo, realizará o trabalho de averiguação e até notificação dos imóveis.

 

Instalação de PEV

Outra ação da Semma será a instalação de mais um ponto de coleta seletiva no bairro Paraíso. O PEV ficará próximo à quadra da escola Waldir Freitas.

De acordo com Fernando Martins, a instalação dos pontos de coleta segue cronograma definido para todos os bairros. As áreas foram definidas em mapeamento conduzido pelas equipes de controle de resíduos sólidos, para identificar as regiões com maior demanda de resíduos e a distância entre cada ponto de coleta.

 

Comentários