Chuvas causaram pelo menos 4 mortes em Mimoso, segundo a Defesa Civil - Jornal Fato
Cidades

Chuvas causaram pelo menos 4 mortes em Mimoso, segundo a Defesa Civil

Mimoso foi o mais castigado pelas chuvas desta madrugada, que deixou sérios prejuízos, também, em pelo menos mais nove municípios


Governador Renato Casagrande chega a Mimoso do Sul e anuncia as principais medidas para o município. A cidade está sem comunicação de telefônica e sem energia - Créditos: Rodrigo Zaca / Governo ES

O governador Renato Casagrande confirmou que houve mortes em Mimoso do Sul. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) informa que foram quatro óbitos , em decorrência das chuvas. Casagrande chegou ao município no início dessa tarde, de carro, após as tentativas de ir de helicóptero fracassarem devido ao mau tempo. Mimoso foi o mais castigado pelas chuvas desta madrugada, que deixou sérios prejuízos, também, em pelo menos mais nove municípios. Os trabalhos de resgate de pessoas ilhadas continua. Assim como a distribuição de alimentos e água.

As equipes prosseguem trabalhando no local e este número pode se alterar ao longo do dia. As estradas de acesso à cidade permanecem obstruídas e aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) estão resgatando moradores da cidade. Prefeitura e demais órgãos estão mobilizados no resgate e atendimento emergencial à população da cidade. Devido à dificuldade de comunicação e de acesso aos lugares mais afastados, não é possível confirmar o número total de desaparecidos, desalojados e desabrigados.

A cidade de Mimoso está com as comunicações interrompidas. Falta energia, telefonia, internet e até mesmo o acesso por terra está prejudicado.

Mais cedo o governador decretou emergência nos municípios mais afetados. Além disso, deslocou para Cachoeiro de Itapemirim a base do Noataer, deixando duas aeronaves de prontidão no aeroporto da cidade, além da única que conseguiu sobrevoar Mimoso e continua os trabalhos.

O governo também instituiu coordenadorias regionais para resposta à crise. Uma delas, em Cachoeiro, e a outra, em Guaçuí.

A previsão é de mais chuvas intensas para as próximas horas e a prioridade é levar as pessoas para longe das áreas alagadas e de risco. Apenas numa segunda etapa, os danos materiais e estruturais serão analisados.

Com Casagrande, em Mimoso estão os deputados estaduais Bruno Resende e Marcelo Santos, o prefeito Peter Costa e o comando do Corpo de Bombeiros.

Segundo o governador, trata-se da mais grave crise da história do município.

Comentários