Cartório Eleitoral de Castelo realiza o alistamento de 236 estudantes - Jornal Fato
Cidades

Cartório Eleitoral de Castelo realiza o alistamento de 236 estudantes

As idades dos estudantes variam entre 15 e 17 anos


- Foto: Divulgação.

Duzentos e trinta e seis estudantes, com idades variadas entre 15 e 17 anos, procuraram o cartório da 3ª Zona Eleitoral, responsável pelo município de Castelo, nas duas últimas semanas, com o objetivo de se alistarem e estarem aptos a votar em 6 de outubro, data marcada para o primeiro turno das Eleições 2024.

A iniciativa foi dos jovens, que foram consultados quanto ao interesse em emitir o primeiro título. A consulta surgiu da parceria entre os servidores do cartório eleitoral e a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) João Bley, ao repassar informações sobre a importância do voto e como ele pode ser usado para mudar a realidade política e social. A ação vai ao encontro da campanha #SerEleitor, de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e da Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A chefe do cartório da 3ª Zona Eleitoral, Letícia Rosemberg, destaca que se inspirou na parceria bem sucedida do chefe de Cartório da 7ª Zona Eleitoral, Beneir Cunha da Silva Junior, que também foi em busca das unidades escolares para atrair novos eleitores e garantiu o alistamento de inúmeros jovens de seu município. 

Os juízes eleitorais Joaquim Ricardo Camata Moreira (titular) e Valquíria Tavares Mattos (substituta) acompanharam todo o processo, que contou ainda com indispensável apoio da diretora da EEEFM João Bley, Gerusa Fereguete; das professoras Renata Aparecida, Ticiany Moreira, Carol, dentre outras, que conduziam os alunos ao cartório; além das servidoras Bianca Freitas, Laisa Alexandra e do servidor Henrique Valente. Cumpre mencionar que o técnico de informática Ezequiel de Souza, vinculado ao TRE/ES, colaborou de forma significativa no apoio tecnológico durante os atendimentos. 

A chefe do cartório destaca que um dos momentos de grande satisfação foi quando uma aluna, cadeirante, foi à unidade e se alistou. "Percebi que a Laura é uma menina empolgada e estava feliz com seu alistamento. Aproveitei que a mãe a acompanhava e solicitei autorização para fotografá-la neste momento marcante da vida dela. Eu me identifiquei. Como ela é cadeirante e eu sou deficiente também, me senti privilegiada por poder atendê-la. Conversamos um pouco e devo registrar que foi uma experiência muito rica pra mim", destacou.

Em fevereiro de 2022, o Espírito Santo registrou 2.841 eleitores com 16 anos e 8.005 eleitores com 17 anos, somando 10.846 eleitores. Em fevereiro de 2024, o eleitorado subiu, com 3.735 eleitores com 16 anos (31,5% de aumento) e 11.603 eleitores com 17 anos (44,9% de aumento), totalizando 15.338 eleitores. 

Vai tirar o 1º título (alistamento eleitoral)? 

Acesse o serviço on-line da Justiça Eleitoral e faça a solicitação. De acordo com a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativos para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. 

É possível tirar o título de eleitor a partir dos 15 anos de idade. No entanto, somente ao completar 16 anos, a pessoa poderá votar. Acesse esse serviço no campo Título Eleitoral. Mas atenção: jovens sem cadastro biométrico têm até 8 de abril para solicitar o alistamento.

Comments