Anchieta terá feijoada em homenagem a São Jorge - Jornal Fato
Cidades

Anchieta terá feijoada em homenagem a São Jorge

Promovido pelo coletivo Guerreiros Valentes, o evento será neste sábado (27), a partir das 18h; a entrada é gratuita


- Foto: Angelica Antunes.

Do sonho à realidade. Assim pode ser resumida, no sentido literal, a Feijoada de São Jorge, que acontece em todo mês de abril, desde 2019, no município de Anchieta, no litoral sul capixaba. Organizado pelo coletivo Guerreiros Valentes, o festejo chega neste ano à sua quinta edição, que será promovida neste sábado (27), a partir das 18h, na Rua Oliveira (atrás do supermercado Smarth), no bairro Justiça 2. A entrada é gratuita.

"A ideia de levar a feijoada para a rua surgiu de um bate-papo com amigos. Comentei sobre minha vontade de realizá-la, incialmente com o nome de Feijoada de Ogum. Eles me incentivaram e mostraram interesse em ajudar. Dois dias após essa conversa, tive um sonho que, para mim, significou a aprovação do santo. Mas, devido ao receio de não ser aceita ou ter sua segurança em risco, em razão de preconceito e intolerância, decidimos chamá-la de Feijoada de São Jorge", explica a agente cultural Aline Vasco, idealizadora da festividade.

Devota do padroeiro católico (sincretizado, em algumas regiões do Brasil, com o orixá da mitologia iorubá), Aline iniciou sua vida na religiosidade de terreiro ainda na infância, na Umbanda. Já adulta, foi iniciada no Culto de Ifá e, anos depois, na Santeria Lucumi (Regla de Osha) - ambas as religiões são de matriz afro-cubana.

"É tudo dele [São Jorge], feito para ele, com união, afeto e respeito. Preparado na fé ao santo como forma de agradecimento. Quem brilha é ele. Infelizmente, porém, alguns não estão preparados para essa conversa. Seguimos mantendo as tradições e ideais iniciais. E não será diferente. A expectativa para este ano é, com certeza, termos a participação de mais educadores e dos jovens que acreditam que podemos, sim, construir pontes e ações de combate a todo o tipo de preconceito", defende.

Além da distribuição da feijoada, a programação inclui apresentações culturais dos grupos de capoeira Libertação e Filhos da Princesa do Sul, do grupo de jongo São Benedito Sol e Lua e, ainda, do grupo de dança afro Performance Itinerante. Também haverá roda de samba com Diego do Cavaco, acompanhado de músicos convidados e devotos de São Jorge, e pagode de mesa com o cantor Sulinho.

 

Missa

No dia de São Jorge no calendário católico, nesta terça-feira (23), haverá uma missa em homenagem ao "santo guerreiro", às 19h, na capela Nossa Senhora Aparecida, na Rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Alvorada. "Desde o início do festejo, cinco anos atrás, é a primeira vez que ocorrerá uma missa dentro da programação. É uma conquista obtida com a ajuda do padre Álvaro Negromonte, que entendeu a importância da comunidade abraçar a diversidade religiosa", destaca Aline Vasco.

A 5ª Feijoada de São Jorge tem apoio da Prefeitura de Anchieta (por meio das secretarias municipais de Esporte e Juventude e de Turismo), JKL Construtora, Tio Jardel Brinquedos, Ilê de Beribas, Dellas Braids, Coroa Nagô e Ateliê Karisa Solart.

Comentários