Abril Verde: mês terá ações de prevenção de acidentes de trabalho - Jornal Fato
Cidades

Abril Verde: mês terá ações de prevenção de acidentes de trabalho

Saúde (Semus). As atividades começam no próximo dia 7 (sábado), quando se comemora o Dia da Saúde


Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador preparou a programação - Foto: Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim está engajado no movimento Abril Verde, dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No município, as ações que vão alertar a população para o tema foram preparadas pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest-CI), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

As atividades começam no próximo dia 7 (sábado), quando se comemora o Dia da Saúde. O Cerest estará presente junto a outras equipes da Semus em uma ação na praça Jerônimo Monteiro, fazendo aferição de pressão e glicose, além de um trabalho de esclarecimentos e conscientização junto às pessoas que participarem do evento. O evento será das 8h ao meio dia.

A atividade se repetirá no dia 12 de abril (quinta-feira), quando o Cerest-CI novamente montará um espaço de atendimentos na praça, no mesmo horário. Neste dia também serão distribuídos laços verdes para os participantes. Já no dia 18 (quarta-feira), equipes do órgão sairão em visita ao comércio da região central da cidade, fazendo campanha e levando panfletos informativos sobre a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Para a gerente em saúde do trabalhador, Elaine Santos, as ações neste mês reafirmam a importância de informar a população trabalhadora sobre o tema. "Nosso objetivo é fazer com que os trabalhadores fiquem atentos aos riscos e cuidados com a saúde, para que se mantenham sempre seguros e distantes de qualquer doença ocupacional ou acidente de trabalho. Mas, caso precisem acionar a Cerest, também saibam que estamos prontos a atendê-los."

 

Cerest atua em todo o Sul do Estado

O Cerest-CI tem por objetivo o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS. Sua atuação se estende aos demais municípios do Sul do Estado.

Possui uma equipe de profissionais especializados em saúde do trabalhador: enfermeiro do trabalho, psicólogo, técnico de segurança do trabalho, médico do trabalho, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos. Atende gratuitamente os casos encaminhados por profissionais da área de saúde ou entidades sindicais. O endereço é rua Lauro Viana, 29, bairro Gilberto Machado. Telefone: (28) 3155-5402.



Por que o mês de abril?

Além do Dia da Saúde ser comemorado em 7 de abril, no dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando, na mesma data, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Comentários