Rede Cuidar chega a Guaçuí - Jornal Fato
Cidades

Rede Cuidar chega a Guaçuí

O programa vai atender moradores de 14 municípios do Caparaó


A Unidade de Cuidado Integral à Saúde - Rede Cuidar, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (3), em Guaçuí. A unidade já começa a funcionar nesta segunda-feira (6), sendo a terceira a entrar em atividade no Estado, atendendo 14 municípios que fazem parte do Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul), que é responsável por sua gestão.

O Coral da Terceira Idade Alegria de Viver, do município, abriu a solenidade e encantou os convidados.

O prefeito de Mimoso do Sul e presidente do CIM Polo Sul, Ângelo Guarçoni, enfatizou a inauguração como um momento único para a saúde do Espírito Santo. "O futuro se constrói com muitas mãos e foi com muitas mãos que vencemos esse desafio, em prol da saúde do povo capixaba", disse.

A unidade, que fica localizada próxima ao parque de exposições, ao lado do Centro de Convivência da Terceira Idade do município, irá atender mais de 230 mil moradores de 14 municípios que aderiram ao programa. Esses pacientes, primeiro, terão que passar pelas unidades básicas de saúde de cada município, ou seja, o paciente só chegará à Rede Cuidar, quando encaminhado para alguma especialidade.

A prefeita de Guaçuí, Vera Costa, se emocionou ao falar das dificuldades e desafios que precisaram ser enfrentados para que a Rede Cuidar se tornasse uma realidade no município. "Algumas pessoas acham que houve demora para inaugurar, mas trabalhamos com planejamento para que pudéssemos atender da melhor maneira possível a população", afirmou.

O secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, destacou a importância da Rede Cuidar, mas enfatizou que a obra física, o prédio, é necessária, mas não é o mais importante.

"O principal objetivo é modificar o modelo de atendimento na saúde do Espírito Santo e, para isso, estamos mudando o modo de trabalhar de todas as unidades básicas de saúde nos municípios. O projeto foi pensado depois de um diagnóstico, o qual mostrou que a maior dificuldade do cidadão era acessar o serviço de saúde. Vamos acabar com o vai e vem, porque a pessoa que chegar à rede vai ter que ser atendida na rede".

O Estado fará repasse total de R$ 1.141.926,79, por ano, visando garantir o funcionamento do serviço. Serão atendidos os municípios de Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui. Conforme informações da Sesa, o Governo do Estado investiu R$ 5 milhões na construção do imóvel e na compra de móveis e equipamentos para a unidade.

De acordo com a Sesa, a Rede Cuidar é um novo modelo de atenção à saúde pública, que já está em funcionamento em Nova Venécia, desde setembro de 2017, e Santa Teresa, desde abril de 2018.

A implantação na região Sul do Espírito Santo é mais um passo para promover a oferta de atendimento humanizado e especializado, para a população do interior do Estado, perto de casa, evitando o deslocamento para a Grande Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, em busca de consultas e exames.

Em Guaçuí, a Rede Cuidar irá oferecer atendimento nas linhas de cuidado na Saúde da Mulher e da Criança, incluindo propedêutica de câncer de mama e de colo de útero, além da linha de cuidado de doenças crônicas, atendendo a pacientes com hipertensão e diabetes de alto risco. Estarão disponibilizadas consultas nas especialidades de oftalmologia, obstetrícia, pediatria, mastologia, ginecologia, cardiologia, angiologia, nefrologia e endocrinologia.

Também serão realizados, no local, os exames de ultrassonografia, mamografia, biópsia, colposcopia, eletro cauterização, teste ergométrico, eco cardiograma, ECG, MAPA, HOLTER, fundoscopia, retinografia, laserterapia e doppler manual, totalizando 13.437 exames por ano. A unidade também contará com atendimento multidisciplinar, com psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta e técnico de enfermagem.

 

Comentários