Plano incentiva produtos da agricultura familiar - Jornal Fato
Cidades

Plano incentiva produtos da agricultura familiar

Objetivo é estimular o aumento das vendas destinadas à alimentação escolar na rede municipal de ensino e, também, para centros de assistência social


Documento foi concluído após série de encontros promovidos pela prefeitura de Cachoeiro - Foto: PMCI

Em encontro promovido no auditório do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, na manhã desta terça-feira (07), foi concluído e validado o plano de trabalho de fomento às aquisições da agricultura familiar do município.

Formulado pela prefeitura, com acompanhamento técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e colaboração de parceiros e produtores rurais, o documento norteará as ações da comissão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Será de responsabilidade desse grupo, que deverá estar constituído até setembro - quando, então, entrará em atividade -, promover estratégias para a melhoria da alimentação nas escolas, como workshop de revisão do cardápio e treinamento para as merendeiras.

A reunião, conduzida por uma consultora do Sebrae, teve a presença de proprietários de agroindústrias, cultivadores de hortaliças e servidores municipais das secretarias de Agricultura e Interior (Semai), de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Educação (Seme), que atuam em setores diretamente ligados à alimentação oriunda da agricultura familiar de Cachoeiro.

Na ocasião, foram debatidas questões para estimular o aumento das vendas destinadas à alimentação escolar na rede municipal de ensino e, também, para centros de assistência social. A série de encontros integra um amplo trabalho de reorganização dos procedimentos de compras da prefeitura de Cachoeiro como um todo, de forma a torná-los mais ágeis.

"Estamos concluindo uma fase importante no planejamento das aquisições de alimentos pela prefeitura. De um lado, porque vai permitir uma seleção melhor dos produtos, segundo a época da produção e, aos agricultores, que poderão se preparar para atender melhor às demandas. Com isso, todos ganham", avalia Robertson Valladão, secretário municipal de Agricultura e Interior.

Comentários