Nova Brasília prioriza galeria - Jornal Fato
Cidades

Nova Brasília prioriza galeria

Outra reivindicação da comunidade é sobre a limpeza de bueiros entupidos, que deixam ruas alagadas quando chove


 


O sistema de drenagem e manejo de águas pluviais está rompido há vários meses, provocando transtornos aos moradores


 
A galeria que atravessa toda a extensão do bairro Nova Brasília fazendo a canalização pluvial (chuva e rompimento de tubulações) é o principal motivo de reclamações dos moradores com a Prefeitura de Cachoeiro. De acordo com o presidente da associação comunitária local, Adinil Lima Leal, o problema é antigo e as promessas foram muitas, mas até agora nenhuma providência foi tomada.
"O próprio prefeito Carlos Casteglione esteve no bairro por três vezes e prometeu urgência para o reparo, afirmando que iria acionar a Secretaria de Obras, mas ficou nisso", garante.
A reportagem do Espírito Santo de FATO acompanhou o líder comunitário numa visita pelas ruas do bairro e pôde constatar uma "cratera" na Rua Maranhão, local onde a galeria 'estourou' por não resistir ao volume de água que vem dos bairros Otto Marins, Santo Antônio e Alto Eucalipto, desembocando no Nova Brasília. "As solicitações verbais e por protocolo até agora não surtiram efeito", conta Adinil.
"O nosso bairro fica numa área de planície e toda a enxurrada acaba afetando ainda mais como no caso das fortes chuvas da sexta-feira passada, quando nossas ruas ficaram alagadas", lembrou.
Outra reivindicação antiga é sobre a limpeza dos bueiros que estão entupidos e, por isso mesmo, sem vazão para o escoamento da água. Adinil culpa alguns moradores que deixam lixo e entulhos nas calçadas, mas cobra ação da Prefeitura para a limpeza dos coletores.
Duas escadarias, entre elas a que liga a Rua Henrique Dutra Nicácio à José Felix Cheim (Linha Vermelha), estão danificadas e precisando de reparos urgentes, antes que precisem ser refeitas. As demais pendências dos serviços públicos ficam por conta da falta de varredores e a capina que é feita de forma precária.
"Os moradores é que se mobilizam para deixar a frente de suas casas mais limpas. O bairro é pequeno, com apenas oito ruas, e não acredito em dificuldades para a Prefeitura atender a contenda. É preciso apenas um pouco de boa vontade", criticou.

A PREFEITURA
Segundo nota da Prefeitura, para  que a obra da galeria seja feita no trecho, é necessária a demolição de um prédio. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) notificou o proprietário.
"O proprietário já foi intimado a demolir parte da edificação, e o não cumprimento levou a Fiscalização de Obras a emitir três autos de infração. Agora, a Semdurb enviará à Procuradoria Geral do Município o relatório conclusivo para que seja ajuizada a ação demolitória", diz o comunicado.

 

Comentários