Governo autoriza telefonia celular e internet rural - Jornal Fato
Cidades

Governo autoriza telefonia celular e internet rural

A empresa terá oito meses para realizar a instalação das antenas. O investimento do Governo é de R$ 600 mil


Investimento é anunciado no dia em que o jovem município completou 54 anos - Foto: Divulgação

No dia em que comemorou 54 anos de emancipação política, o município de Presidente Kennedy recebeu o anúncio de investimentos por parte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Foi assinada, na tarde de ontem, a ordem de serviço para a instalação de duas antenas de telefonia móvel e internet 3G do Programa Campo Digital: uma para Jaqueira e outra para São Salvador.

O evento contou com a presença do vice-governador Cesar Colnago (PSDB); do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto (PSDB); da prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta (PSDB), os deputados estaduais Rodrigo Coelho (PDT) e Marcos Mansur (PSDB) e lideranças estaduais e municipais.

Colnago parabenizou a cidade pelos 54 anos e lembrou da importância do planejamento para uma boa gestão pública. "Diminuir a desigualdade com ética e responsabilidade, acima de tudo com planejamento para olhar o futuro com foco e prioridades. É assim que comemoramos os 54 anos de Presidente Kennedy: preparando os próximos anos com muito trabalho em várias áreas e conectados com as novas tecnologias".

O secretário Octaciano destacou que o contrato com a operadora Vivo, vencedora da licitação, foi assinado no final do mês passado. A empresa terá oito meses para realizar a instalação das antenas. O investimento do Governo é de R$ 600 mil por meio de crédito outorgado de ICMS. Ele ressaltou que a comunicação para as áreas rurais ajuda no desenvolvimento local.

"Estamos viabilizando com investimentos da Secretaria da Agricultura, a instalação de duas antenas pelo Programa Campo Digital, em Presidente Kennedy. Serão duas antenas para o município: nas comunidades de Jaqueira e São Salvador. A empresa vencedora da licitação, a Vivo, tem um compromisso contratual para terminar a instalação em oito meses. São investimentos que o Governo do Estado pode fazer por estar com as contas em dia", destacou o secretário.

A prefeita Amanda Quinta, agradeceu ao Governo, em especial à Secretaria de agricultura, pelas antenas nas comunidades e por todo o investimento no munícipio. "As antenas vão levar mais comunicação, infraestrutura e tecnologia à população das comunidades. Isso é modernização na agricultura", comentou a prefeita.

O motorista Elielton Gomes, disse que mora próximo de Jaqueira e acredita que a antena facilitará a comunicação na comunidade. "Com a antena será mais fácil se comunicar, pois terá um sinal melhor e, além disso, internet. Vai ajudar muito no dia a dia de toda a população".

 


Planejamento, tecnologia e festa

 

Wagner Santos

 

Centenas de pessoas acompanharam no final da tarde de ontem o desfile escolar que marcou os 54 anos de Presidente Kennedy. Jovem, o município tem no comando uma prefeita de também pouca idade, Amanda Quinta, de 29 anos, mas que já pensa no futuro.

Talvez, o mais significativo presente entregue aos munícipes na tarde de ontem tenha sido o planejamento estratégico, que deverá nortear o crescimento do município daqui até 2035. São 17 anos em que Presidente Kennedy, município de pouco mais de 10 mil habitantes, deve mudar completamente, a partir do início das obras do Porto Central, previstas para 2019.

Apenas o empreendimento, em sua fase de construção, deve gerar 4 mil empregos e, depois, atrair empresas que farão girar a roda da economia local numa velocidade jamais imaginada há até bem poucos anos. "Somos um município de origem muito pobre, mas que graças aos royalties, hoje somos o mais rico do Brasil", disse a prefeita Amanda.

O dinheiro, ela sabe, não traz apenas felicidade, mas também problemas, como os que ela deseja evitar, planejando antes o modelo de crescimento do município, para que não se veja no município, lado a lado, o progresso e bolsões de pobreza.

Para isso, investe pesadamente em educação, da creche ao terceiro grau, e, especificamente, em capacitação, para que a população local possa aproveitar a oportunidade que bate à porta com o empreendimento portuário.

Para adequar o jovem município à revolução que se espera, algumas medidas modernizadores já são tomadas.  Ontem mesmo foi anunciada a ampliação dos pontos onde é possível captar sinal de internet gratuitamente, além de novo portal e aplicativo onde, segundo a prefeita, "será possível acompanhar até mesmo as despesas feitas para a compra de uma caneta".

Assim, a jovem Presidente Kennedy se prepara para um futuro promissor.

Comentários