Escama de peixe vira fonte de renda para mulheres - Jornal Fato
Cidades

Escama de peixe vira fonte de renda para mulheres

Curso de artesanato sustentável formou sua segunda turma na semana passada em Marataízes. Quinze mulheres aprenderam técnica que transforma rejeitos em arte


Quinze mulheres estão aptas a transformar escamas de peixe em fonte de renda, em Marataízes. Elas concluíram curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na semana passada, na igreja Presbiteriana do bairro Candinha.

O curso ministrado pela instrutora Mônica Nogueira Sales. Artesã há 20 anos em Marataízes, ensinou técnica que transforma escamas de peixes em peças de decoração, com foco em flores. As obras vão da criação de arranjos, a portas chaves e acessórios femininos, como anéis.

"É artesanato sustentável. Estamos cuidando do meio ambiente, pois essas escamas de peixe que seriam descartadas se transformam em algo útil e bonito, através das mãos dessas mulheres que já perceberam o futuro promissor que lhes espera", diz a instrutora do Senar.

Marataízes é o primeiro município do Estado do Espírito Santo a desenvolver a técnica e o curso de escamas de peixe aprovado pelo Senar. Segundo Mônica, pessoas de todas as idades são capazes de aprender a produzir artesanatos por meio desta matéria prima, abundante no litoral e que pode ser agregada com outras encontradas na natureza, como por exemplo a fibra de bananeira e folhas de coqueiro.

A Prefeitura promove a capacitação, que já formou a segunda turma. Segundo a diretora do Trabalho, Solane Porto, haverá outras capacitações para a turma, como curso de gestão, visando capacitá-las na arte de apresentar e comercializar seus trabalhos.

O secretário de assistência social, João Antônio Neto, destaca a importância das parcerias como a do Senar. "Dependendo da demanda pretendemos promover outros cursos de Escama de Peixe. Para este ano estamos providenciando a vinda da Carreta do Senac nas áreas de panificação e beleza, visando capacitar nossa população para o mercado de trabalho", anuncia.

Comentários