André Garcia fala sobre crimes virtuais em Itapemirim - Jornal Fato
Cidades

André Garcia fala sobre crimes virtuais em Itapemirim

Ele participou de palestra no I Fórum Litoral-Sul de Combate a Crimes Virtuais


Nesta quinta-feira (24) o ex-secretário de segurança pública do Espírito Santo, André Garcia, esteve no município de Itapemirim para realização de uma palestra no I Fórum Litoral-Sul de Combate a Crimes Virtuais.

Em uma fala direta, André Garcia, que também já ocupou o posto de secretário de justiça do Estado, revelou que as chamadas notícias falsas tomam as grandes proporções quando a manchete da mesma se trata de um desafeto pessoal do leitor. "Trata-se de uma vingança pessoal daquele que compartilha", explicou.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) apontou que mensalmente os brasileiros compartilham 12 milhões de notícias falsas. Muito disso, comenta Garcia, se dá pela certeza da impunidade daqueles que praticam esta conduta criminosa.

"Existe ainda a chamada pós-verdade que é a interpretação distorcida da realidade, utilizada para prejudicar uma pessoa ou Administração Pública".

A interpretação distorcida de alguma notícia na internet, para constranger alguém ou colocar pessoas em situação difícil, também se configura crime virtual.

Ao final do evento os secretários de defesa social Marcos Duarte Gazzani e Anderson Gouveia, de Itapemirim e Marataízes, respectivamente, participaram da entrega de certificados da última capacitação realizada por André Garcia no município. Na ocasião a Guarda Civil Municipal recebeu instruções sobre integração com a comunidade.

Comentários