Profissionais da saúde enfrentam fila para não contribuir com sindicato - Jornal Fato
Cachoeiro

Profissionais da saúde enfrentam fila para não contribuir com sindicato

As filas se formaram na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sitesci), durante três dias, o que gerou insatisfação dos profissionais.


- Foto: Reprodução.

Diversos profissionais da área da saúde tiveram que enfrentar fila para entregar, pessoalmente, suas cartas de oposição à contribuição sindical de 2% do salário base em Cachoeiro de Itapemirim. As filas se formaram na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sitesci), localizada no bairro Amarelo, durante três dias, quinta-feira (18), sexta-feira (19) e hoje (22), o que gerou insatisfação dos profissionais.

Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais para todos os empregados de uma categoria, ainda que não sejam sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição.

Em contato com o jornalismo do FATO, a presidente do Sitesci, Joana Darck Caetano, explicou que, seguindo a decisão do STF, o sindicato organizou uma assembleia geral, contudo, os profissionais da categoria não se fizeram presentes. "A assembleia foi em fevereiro. Cartazes com a convocação foram fixados em todos os quadros de avisos das instituições, porém os trabalhadores não compareceram", afirmou.

A presidente do sindicato segue dizendo; "Se o trabalhador não se opusesse em assembleia, teria o desconto automaticamente. Mesmo com essa resolução, abrimos um prazo de três dias para que o trabalhador apresentasse a carta de oposição à contribuição de 2% do salário base".

Ainda segundo Joana, o sindicato está funcionando em horário reduzido (de 8h às 12h), o que teria contribuído para o acúmulo de pessoas. "Recebemos todas as cartas. Cerca de duas mil. Nos três dias, estendemos nosso horário de funcionamento para que todos fossem atendidos", disse.

Joana finaliza reforçando a importância da contribuição sindical, "A contribuição é para a manutenção e funcionamento do sindicato. As conquistas que o sindicato tem feito para o trabalhador não é nada de graça, é sempre na luta". Entre as conquistas, a presidente do sindicato mencionou o reajuste acima da média, auxílio creche, uniforme obrigatório fornecido pelo empregador e alimentação.  

 

 

Comentários