Guardas aprendem técnicas de defesa - Jornal Fato
Cachoeiro

Guardas aprendem técnicas de defesa

A turma é uma das duas que participam do Curso de Formação Profissional para conseguir porte de arma


Os métodos de autodefesa são repassados nesta semana no bairro Gilberto Machado - Foto: Divulgação/PMCI

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) concluem nesta quarta-feira (28) três dias seguidos de aula em Defesa Pessoal, oferecida no Jaraguá Tênis Clube, no bairro Gilberto Machado, em Cachoeiro de Itapemirim. A turma é uma das duas que participam do Curso de Formação Profissional.

Coordenado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), o curso inclui o treinamento de tiro, e sua conclusão é um dos requisitos para que os agentes voltem a usar o armamento. As aulas de autodefesa são conduzidas por Marck Lethieri Schukert, Francisco Juliano Rocon Alvarenga, Roberto Alves Silveira Martins e Walace Vial Santos.

Paralelamente, a outra turma vem tendo aula nesta semana em outras três disciplinas: Atividades sociopedagógicas de caráter preventivo, Legislação e fiscalização de trânsito e Atuação da Guarda na preservação ambiental, ministradas respectivamente por Mauro Temporim, Athos Alves e Ricardo Sant'anna.

Alves é o subsecretário municipal de Segurança e Trânsito e destaca a satisfação dos agentes com o acesso às aulas de todo o curso, em especial as práticas, como em Defesa Pessoal. "É oportunidade de grande importância, para os agentes e para o cidadão que será beneficiado pela atuação das equipes. Todos estão muito motivados".

Também nesta quarta-feira, tem visita à Floresta Nacional de Pacotuba (Flona) durante oficina de vivenciamento, das 8h ao meio-dia. A saída da turma ocorre às 8h, na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas (Faccaci), na localidade de Morro Grande.

Na parte de trânsito, segundo Alves, vêm sendo repassados dados sobre as novas atribuições nas prefeituras por todo o país. Agora, apesar da responsabilidade pela fiscalização no setor permanecer com os agentes de Trânsito, está maior a participação dos agentes da Guarda Civil Municipal, que também podem oferecer suporte.

"O cachoeirense precisa ter acesso forte às orientações sobre sinalização, veículos e infrações, e nas aulas temos transmitido também as características específicas do trânsito do município. Atuar na parte de educação é fundamental", aponta.

 

Emissão do porte de armas

 

Iniciado no mês passado, o curso tem carga horária de 550 horas, somando aulas teóricas e práticas, e deve ser concluído em maio. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito iniciou procedimentos para firmar convênio com a Polícia Federal, visando a emissão dos portes de arma de fogo para os agentes da GCM.

"Estamos trabalhando para cumprir todas exigências legais e resolver pendências que já contam uma década. Assim, vamos garantir à Guarda esse importante instrumento de trabalho, e fortalecê-la como agência municipal de segurança pública", destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Junior.

Comentários