Victor e as mudanças para 2019 - Jornal Fato
Artigos

Victor e as mudanças para 2019

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), vai precisar administrar grandes mudanças em seu secretariado para a segunda metade da gestão


"A opinião de um homem pode mudar honrosamente, desde que sua consciência não mude".

Victor Hugo


O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), vai precisar administrar grandes mudanças em seu secretariado para a segunda metade da gestão. Algumas, serão forçadas, como as necessárias com as saídas de gestores de pastas-chave, como Weydson Ferreira, que deixa o Governo, e Rogélio Amorim, baixa na Fazenda, a partir do primeiro dia de 2019. Há ainda a possibilidade de perder Lília Siqueira, que faz trabalho destacado no Esporte, que também pode ir para o governo estadual, como os outros dois. 

Os ajustes serão necessários com foco na gestão, é claro, mas, também, de olho nas acomodações políticas com vistas a 2020. Por isso, haverá avaliações a serem feitas, como em relação aos secretários que possam não ter dado conta do recado, além da situação daqueles ligados ao vice-prefeito Jonas Nogueira (PP), que nos últimos tempos entrou em roda de colisão frontal com a gestão, no episódio dos subsídios.

Paralelo ao desenho do novo secretariado, Victor ensaia metamorfose em sua atuação política, caracterizada, até agora, por discrição no contato direto e próximo com a população, no mundo físico.

Aliados mais próximos, defendem que o prefeito busque a popularidade e assuma as realizações da gestão, que serão aceleradas no ano que vem, com a entrada de recursos de várias fontes e o mais célere andamento da máquina administrativa, com projetos e licitações fluindo melhor.

Mudança emblemática do novo momento ocorre na Secretaria de Governo. Weydson Ferreira, de perfil mais técnico, será substituído por Paulo Miranda, atual secretário de Serviços Urbanos, com mais atributos e contatos políticos, forjados nos anos de dedicação aos mandatos do saudoso Glauber Coelho, irmão de Victor.

Miranda tem características que se pretende somar ao jeito de ser do prefeito, que deve se tornar figura mais assídua nos canteiros de obras e, também, mais acessível às pessoas quando no Palácio Bernardino Monteiro.

 


Mas, hein?!

Tem vereador aliviado com o recesso que começa nesta semana, após ano de projetos polêmicos em Cachoeiro. No ano que vem tem mais.

 


DESTAQUE. Para orgulho da família, Rebeca recebe a medalha de ouro e o Certificado de Menção Honrosa da 1° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na foto, da esquerda pra direita o pai Marcos Falsoni, a gestora Cláudia S. Damaceno de Lima, o irmão Marcos Filho e a Rebeca, pedagoga Eliana, a mãe Noemi Borges e a professora Dayanna.

 


Sobe

Movimento

A iniciativa não é inédita. Mas é sempre bom ver a sociedade civil se mobilizar em prol de causa comum, como é o desenvolvimento de Cachoeiro. O movimento "Eu amo Cachoeiro" está apenas no início, mas nasce cheio de boas intenções que, com estudos mais aprofundados, deverão se transformar em propostas para a retomada econômica.

 

Desce

Marataízes

Município com vocação turística, que espera o verão para que a arrecadação aumente, com o consumo dos visitantes, Marataízes deixa muito a desejar na recepção a eles. É absurdo que, nem nesta época, haja guarda-vidas nos principais pontos de concentração de banhistas, como a Lagoa do Siri, onde uma pessoa morreu no fim de semana. Bola fora.

 


"Do povo para o povo"

O vereador Rodrigo Sandi (pode) está feliz com a pintura da escadaria que liga a Av. Aristides Campos ao Alto Eucalipto, concluída recentemente pela Prefeitura de Cachoeiro. A indicação partiu do parlamentar, inspirado pelo livro "As Lições de Bogotá & Medellín - do Caos À Referência Mundial".

 

Promessa

Depois de receber representantes da agricultura familiar, a futura ministra do Alimento e Desenvolvimento Rural, Tereza Cristina, se comprometeu a barrar as importações do leite do Mercosul e fortalecer o segmento. Vice-presidente da Comissão de Agricultura, o deputado federal Evair de Melo (PP) é um dos líderes da batalha contra a importação da matéria-prima. "Assim, vamos melhorar a remuneração dos nossos produtores e evitar que eles desistam da atividade, garantindo produtos de qualidade na mesa dos brasileiros", diz.

 


Vias de FATO

Depois de um ano se preparando para conseguir porte de armas, guardas municipais se formam, em Cachoeiro.

 

Haverá solenidade na quinta-feira, às 10h00, na Escola Municipal "Zilma Coelho", no bairro Ferroviários.

 

O vice-prefeito Jonas Nogueira (PP), tem se movimentado bastante nos bastidores. Prepara estratégia já de olho em 2020.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários