Positividade tóxica - Jornal Fato
Artigos

Positividade tóxica

Algumas coisas ficam guardadas sem sabermos como vamos dar vasão


Foto: Divulgação

"Qualquer tentativa de escapar do negativo - evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo - falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento" Mark Manson em A Arte Sutil de Ligar o Foda-se.

Algumas coisas ficam guardadas sem sabermos como vamos dar vasão. Aconteceu comigo até que dei de cara com uma postagem da minha amiga Ju Monteiro falando sobre positividade tóxica e pensei: sim! É isso. Venho matutando sobre mensagens que venho recebendo sobre tirar coisas boas de 2020 e, por não conseguir atingir a meta de pensamentos lindos que recomendam, estava me sentindo uma pessimista de carteirinha. Mas não. Não é um problema eu enxergar 2020 como o que ele foi: um ano difícil, de muitas perdas, triste, cansativo, desanimador, desafiador. Não há meditação, yoga, chá ou banho de cachoeira de vão despertar em mim ondas "good vibes" a ponto de me fazer ver o contrário.

Não vou dizer que, em uma visão micro, não foi um ano bom para mim. Mas não praticar empatia em tempos de pandemia é algo como cometer um crime. No momento em que eu escrevo o Brasil computa mais de 183.000 mortes, hospitais lotados, vacina distante e o líder da pátria na incansável batalha de fazer besteiras, falar asneiras, arranjar artifícios para mascarar os crimes de sua prole e falhar. Aliás é o que ele mais sabe fazer. Falhar. Banaliza a morte e faz piada com coisa séria enquanto o gado ri e finge que não vê o preço do dólar, do arroz, da carne, da energia elétrica, do aluguel. Viver nesse país tem sido uma luta diária de digerir crueldade, mau gosto, preconceito e descaso.

E assim, com todos nós emocionalmente abalados ou doentes, ainda tem quem insista em dizer que o ano foi bom. Bom para quem? Não há problema em ser grato por seu prato cheio, seu teto, seu trabalho. O problema é não ter noção da realidade e negar-se a sentir o óbvio. Mascarar que tá difícil porque a modinha é pensar positivo para atrair coisas boas. Chega a ser patético postar isso enquanto alguém passa fome ou tá na fila de um hospital, entre a vida e a morte. Pensamento positivo não enche barriga. Não faz nascer dinheiro na conta. Não elimina covid. Para isso a solução é vacina. Essa que o cara lá insiste em atrasar, porque ele e sua corte não entendem a "histeria" de querermos viver. Quando a gente acha que já foram longe demais, eles avançam casas e casas da estupidez e da ignorância.

Não tente ser positivo com quem perdeu afetos para coronavírus. É tóxico, além de chato. Não crie discursos positivos com o preço da comida porque é ofensivo com quem tem fome. Não vamos brincar de Pollyanna e fingir que 2020 foi bom porque fez todo mundo mais forte. Foi o ano do engole o choro e continua. Dos encontros sem abraços. Do aumento do índice de violência doméstica. De crianças e adolescentes sem aula. De falências, desempregos e solidão. Quem não chorou debaixo da máscara ou escondido no banheiro é porque não entendeu nada.

 


Paula Garruth Colunista

Comentários