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Mude as suas ações e você mudará os seus resultados

Acontece que boa parte dos negócios iniciados online acaba utilizando a mesma estratégia para atrair resultados.


 

Acontece que boa parte dos negócios iniciados online acaba utilizando a mesma estratégia para atrair resultados. Se você, como um empresário crítico e visionário, parar para analisar, perceberá que praticamente todo mundo está fazendo as mesmas ações e, convenhamos, se a internet não é mais um diferencial, as empresas precisam buscar outras estratégias nesse novo contexto.

Se a sua empresa já possui presença online, mas não alcança os resultados esperados, ou gostaria de aumentar suas conversões (vendas), cabe analisar as próprias estratégias online e, muito provavelmente, hoje, você também pode estar cometendo exatamente os mesmos erros que o seu concorrente na rede.

Vamos analisar primeiramente o que todas as empresas fazem de comum:

1 - Ter uma página de negócios no Facebook ou Instagram;
2 - Promover publicações sobre seus produtos e serviços;
3 - Gerar curtidas e comentários;
4 - Investir em anúncios online: links patrocinados, adsense, etc;   

A princípio, essa parece ser uma fórmula perfeita, pois atrai consumidores, informa-os sobre seus produtos e serviços e, como consequência, realiza vendas para aqueles que estejam realmente interessados. O grande problema é que a maioria das empresas para por aí. 

Se atualmente esse comportamento faz parte da sua realidade, significa que a sua empresa está usando a internet da mesma forma como uma loja de shopping usa a sua vitrine:
Você expõe ali as suas soluções, diferenciais, vantagens e fica esperando "de braços cruzados" que a pessoa tenha o interesse e entre na sua loja para comprar o que está oferecendo na vitrine.

Igual a todo mundo.

Esse comportamento deve acontecer, não como estratégia principal de marketing, mas como ação corriqueira, necessária. Todas as lojas precisam ter vitrines. Com esse modelo de negócios online, o seu único objetivo é fazer a divulgação dos produtos ou serviços oferecidos. Nesse caso, o foco não está direcionado em aumentar as vendas com a ajuda da internet, mas apenas estar ali.

Esse é o formato perfeito do que chamamos de "MARKETING DA ESPERANÇA", quando não há metas ou planejamentos claros e definidos para atrair o público-alvo, gerar novos contatos de qualidade e fazer reais conversões em vendas, e não apenas números de acessos. Outro problema muito comum em pequenas e médias empresas é que elas acabam dependendo dos anúncios online para vender, que, mais uma vez, é outra grande limitação.

"Você não precisa ficar dependente dos anúncios no Facebook para gerar vendas para a sua empresa com a internet".

Para a grande maioria dos negócios, criar anúncios e impulsionar publicações é um caminho insustentável, que só gera frustrações e gastos.  Se você se limita a essa ação, em breve poderá também se frustrar por gastar muito tempo e dinheiro com ações que não geraram resultados significativos para a sua empresa ou que até geraram por um tempo, mas logo se estagnaram (que é o comportamento mais comum).

Porém, se você está lendo esse artigo é porque gostaria de mudar o futuro do seu negócio e começar a trabalhar em estratégias organizadas e inteligentes para gerar vendas na internet.

Conheça em detalhes cada uma das estratégias que irei te mostrar a seguir, pois elas lhe ajudarão passo-a-passo como compreender o comportamento e as necessidades do consumidor e, assim, chegar a ele da forma correta e acelerar os resultados de sua empresa para um novo patamar de desenvolvimento.

Afinal, você deseja aumentar seus resultados, não é?

Com essas estratégias, as empresas conseguem reduzir os custos de marketing em mídia offline como TV, outdoor entre outras e atrair mais clientes de qualidade (ou seja, real interesse e poder de compra) e gerar muito mais oportunidades de vendas através da internet.

O processo de vendas online é o futuro do comércio e é o caminho que o cliente irá percorrer até fechar um negócio com sua empresa. É um processo de persuasão que irá educar, ou seja, conduzir o público a comprar com você.

O diagrama acima mostra exatamente o caminho a ser percorrido pelo cliente, que leva não somente à concretização de uma venda online, mas a um trabalho de divulgação pós-venda, quando o cliente indica sua empresa para outras pessoas, gerando uma rede de contatos e negócios.

Para que isso aconteça, é preciso criar estratégias para atrair a atenção das pessoas, compartilhar informações que mantenha ativo o interesse do visitante, conduzindo-o até a oferta principal.

Conquistar a atenção do público para o seu site por si só não é uma tarefa fácil, afinal, são inúmeros os concorrentes diretos na internet e se torna uma empreitada quase impossível se você não conhecer as reais demandas das pessoas que deseja atrair para o seu negócio.

Por isso, antes de qualquer ação, é preciso conhecer o seu público-alvo e definir qual é o problema para o qual você é a solução. Essa informação guiará todas as etapas de sua estratégia e, por isso, precisa ser muito clara e definida.

Após identificar os problemas de seu público-alvo, você precisa saber para quem irá direcionar as informações de sua empresa. Ou seja, quais são os interesses desse consumidor? Como ele se comporta? Que sites ele acessa? Quando acessa?

Como mapear as necessidades do público-alvo?

Se você não sabe como mapear as necessidades de seu público-alvo, não se preocupe, pois aqui explicarei todas as formas de descobrir quem são os seus consumidores.

Existem algumas perguntas que sua empresa deve fazer e conseguir responder sobre o seu público, e a resposta deve ser dada através de estudos e não apenas com "achismos.

Elabore de fato um mapeamento das necessidades do público-alvo e também do seu negocio. Após levantar todas as primeiras informações, você poderá prosseguir com as suas estratégias de marketing na internet.

Uma maneira de pesquisar e descobrir informações sobre o seu cliente está em mãos, através do maior buscador do mundo, o Google. Ele poderá te dar uma boa ajuda no mapeamento das necessidades do seu cliente.

Lembra do dado que mencionei acima sobre o fato de as pessoas buscarem sempre informações sobre produtos e serviços antes de adquirirem? Então, essas informações são buscadas principalmente no Google e através dele você poderá conhecer as tendências do consumidor.

Vou te dar um exemplo:

Imagine que você seja dono de uma loja de eletrodomésticos e deseja atrair clientes para o estabelecimento através da internet. O que você precisará fazer?

1 - Identifique o problema;
2 - Identifique o perfil do público;
3 - Crie uma comunicação direcionada.

Para descobrir as primeiras informações, siga os passos:

1° - Abra uma janela do Google em modo anônimo (para que o seu histórico não influencie nos resultados)

2° - Pesquise sobre o seu produto ou serviço, exemplo: "como escolher uma geladeira". 

 Você perceberá que o próprio buscador sugerirá frases de pesquisa, baseado nas tendências de pesquisa dos consumidores interessados nesse serviço.

Nesse caso, provavelmente mulheres ou homens que buscam informações sobre "como escolher uma geladeira" são um potencial cliente para uma loja de eletrodomésticos.

Busque pesquisar também outros termos relacionados ao seu serviço, como por exemplo: "como escolher uma geladeira econômica". 

 Ao final dessa etapa, você terá algumas informações importantes sobre o seu público:

1 - Identifique o problema: como escolher uma geladeira para comprar, como escolher uma geladeira econômica x, y e z.

2 - Identifique o perfil do público: Maioria mulheres ou homens, com idade a partir de 25 anos, que desejam trocar a sua geladeira velha por uma nova ou pretendem se casar.

Solucionando as necessidades do público

Com essas informações, você poderá criar estratégias de comunicação direcionada, isto é, conteúdos que realmente interessam a essas mulheres ou homens que são o seu público, como por exemplo, um texto: "Dicas para escolher uma geladeira econômica"; "Como escolher uma geladeira para comprar", etc.

A criação de conteúdo é a grande chave que atrai a atenção do público e a confiança em sua empresa. Se você produz conteúdos de qualidade, sua empresa terá uma imagem de oferecer produtos e serviços também de qualidade.

É assim que você mantém o interesse do público em sua empresa e o estimula a divulga-lo a outras pessoas, que também seriam clientes em potencial.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato comigo que eu posso ajudar.

  Visite o meu site: http://cleitonmartins.com.br

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