Espírito Santo está no topo - Jornal Fato
Artigos

Espírito Santo está no topo

O governador Paulo Hartung fez a opção por realizar ajustes severos, que lhe causaram desgaste, mas que foram fundamentais para que o Estado enfrentasse a crise econômica


Para quem costuma ver o copo meio vazio, está difícil encontrar motivos para tanto pessimismo na economia capixaba, que, índice após índice, mostra crescimento numa tendência que parece se consolidar.

 

O ambiente de negócios melhorou. Apenas ontem, duas boas notícias:  a inauguração da Brametal em Linhares e os números da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE, que mostra o Espírito Santo na liderança do crescimento das vendas do comércio varejista.

 

De acordo com a diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Gabriela Lacerda, os dados consolidam as expectativas positivas de recuperação da economia capixaba observadas nos últimos trimestres.

 

Muito em função da política de responsabilidade fiscal, que colocou o Espírito Santo na vitrine do país, os empresários se interessam pela estabilidade que o estado oferece. E o desenvolvimento não fica concentrado na região metropolitana ou no Norte do Estado, como ocorreu após o advento da Sudene.

 

Com a criação do Fundesul, para contrabalançar uma parte dos incentivos do Norte, e com obras estruturantes em andamento ou previstas, o Sul do Espírito Santo começa a ser redescoberto por quem vem de fora e acreditado por quem já está aqui.

 

Apenas em Cachoeiro, estão grandes empreendimentos privados em construção, como a sede da Multivix, o novo hospital Unimed, e planta industrial da Selita. Além disso, a rede Carone pretende construir um hipermercado.

 

Sem contar com o terminal pesqueiro, em construção em Itapemirim, e, claro, o Porto Central, cujas obras estão prestes a começar em Presidente Kennedy. 

 

O governador Paulo Hartung fez a opção por realizar ajustes severos, que lhe causaram desgaste, mas que foram fundamentais para que o Estado enfrentasse a crise econômica e política nacional, e, ainda, a sucessão de dissabores que afetaram o Estado, que perdeu 5% de seu ICMS com a paralisação da Samarco e muito de seu potencial agrícola com a crise hídrica.

 

Enquanto, estados com arrecadação muito maior quebraram, os resultados mostram que ao escolher o caminho politicamente mais difícil para si, Hartung possibilitouque o Espírito Santo saia fortalecido de um dos períodos mais críticos da história do Brasil.

 

DESTAQUE. O vereador Antônio Geraldo comemorou de maneira diferente seu aniversário ontem, na Câmara de Cachoeiro. Ao invés de presentes para si, pediu - e recebeu - fraldas geriátricas que serão entregues ao Grupo Beneficente Princesa do Sul. No registro, ele posa ao lado do vice-prefeito Jonas Nogueira, do secretário de desenvolvimento econômico de Cachoeiro, Felipe Macedo e de Noemi Borges, todos seus correligionários de PP, que também contribuíram para o gesto de solidariedade.

 

Bienal

Autor de livro que biografa Vinicius de Moraes, o jornalista e crítico literário José Castello é um dos convidados desta Bienal Rubem Braga, em Cachoeiro, na semana que vem. Com a obra sobre a trajetória do "Poetinha", ele ganhou o Prêmio Jabuti, na década de 1990.

 

Semana do MEI

Ainda há vagas em Cachoeiro para a programação da Semana do Microempreendedor Individual (Semana do MEI). As inscrições podem ser feitas, também, na Sala do Empreendedor, que fica no térreo do Mercado Municipal São João, em Cachoeiro.

 

Sobe

Imóvel

O Banestesreduziu taxas de juros, acompanhando a queda da Selic e o mercado. O crédito opera com taxas a partir de 8,80% ao ano. A taxa estava a partir de 9,30% ao ano desde o início de abril, quando já havia sofrido redução. O banco financia tanto imóveis residenciais quanto comerciais, novos ou usados, além de lotes residenciais urbanizados.

 

Desce

Buracada

Moradores da rua Alfredo Levy Ramos, no bairro Novo Parque, em Cachoeiro, estão incomodados com a quantidade de buracos que a via apresenta. O desgaste do asfalto, segundo moradores, começou no ano passado, porém, após a chegado do período de chuvas, a situação tem se agravado. A Prefeitura promete resolver nos próximos dias.


Dayane Hemerly Repórter Jornal Fato

Comentários