De volta aos trilhos - Jornal Fato
Artigos

De volta aos trilhos

Nenhum dos 27 prefeitos esteve nas palestras sobre a Ferrovia Litorânea Sul (EF 118) e Porto Central


O fim da ambição é como um horizonte, recua à medida que se avança

Pierre EdmeBeachêne

A falta de quórum de prefeitos no primeiro evento realizado com objetivo de reivindicar investimentos estruturais para a região sul do Espírito Santo é mais uma triste cormação do descompromisso para as soluções dos problemas comuns.

Nenhum dos 27 prefeitos esteve nas palestras sobre a Ferrovia Litorânea Sul (EF 118) e Porto Central, realizada durante a Cachoeiro Stone Fair com o objetivo de situá-los quando aos empreendimentos, na quinta-feira.

Era a partir dali - conforme definido pelo comitê formado por eles e representantes da sociedade civil organizada - que começaria a se formatar o entendimento de como agir para pressionar a Vale e o governo Federal quanto à extensão da ferrovia de Vitória a Presidente Kennedy, onde ficará o porto.

 A inserção dos prefeitos neste debate é fundamental. Afinal, a ferrovia é estrutura fundamental para dar mais competitividade à região e facilitar a logística do porto. Investimentos que, combinados, têm forte poder de atração para outros empreendimentos, capazes de mudar a realidade financeira do sul capixaba.

A proposta de união descarrilhou na primeira curva, mas ainda dá tempo de retomar a viagem rumo ao desenvolvimento. Só fazer discursos reclamando da baixa arrecadação não vai resolver o problema. É preciso agir.

Portanto, de volta aos trilhos.

 

Sobe

Itapemirim

Ao invés de asfalto e empreiteiras, a Prefeitura de Itapemirim utilizou blocos de concreto pré-moldados, comprados com recursos próprios, e mão de obra dos servidores municipais para dar cara nova à antes desgastada pavimentação da entrada da cidade. Mais barato, bonito e ecologicamente correto. Bola dentro.

 

Desce

Limpeza

A queda de folhas e a falta de senso de parte da população estão transformando região próxima ao viaduto do Agulha, no Sumaré, num ponto viciado de acúmulo de lixo.  São raras as vezes em que profissionais da limpeza urbana passam no local para coletar tudo o que se acumula por ali.

 

DESTAQUE. O empresário Marcos Vivacqua, candidato a deputado estadual, tem rodado o sul do estado em busca de apoios e voto. Ontem, esteve em Cachoeiro, Muqui, Mimoso do Sul, em conversa com Padre Brasil (foto), que lhe desejou sucesso na caminhada. Hoje de manhã, reúne eleitores e apoiadores em sua pousada, a Marambaia, em Marataízes, para continuar a campanha.

 

PARABÉNS. Um dos mais antigos e fieis assinantes do Espírito Santo de FATO, Arthur comemora aniversário hoje. Com direito a merecida festa em Marataízes. A equipe do jornal deseja felicidades.

 

Mas, hein?!

Segundo a Confederação Nacional do Municípios, em 308 cidades brasileiras, há mais eleitores do que habitantes.

 

Vias de FATO

Durante a Feira da Bondade, os visitantes farão mais um gesto de solidariedade: doar um quilo de alimento não perecível na entrada, no Parque de Exposições. 

O que for arrecadado será repassado para entidades socioassistenciais, como lares de idosos e hospitais filantrópicos, e para 600 famílias em situação de vulnerabilidade nutricional. 

O evento, realizado pela prefeitura de Cachoeiro, acontece de 14 a 16 de setembro e contará com 16 atrações musicais e culturais, entre shows e apresentações de entidades. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que a cobrança adicional na conta de energia seguirá no patamar mais alto em setembro. É o quarto mês seguido. 

Quem ainda não levou as crianças maiores de a partir de um ano e menores cinco para vacinar contra a pólio e o sarampo tem hoje a última oportunidade em Cachoeiro.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários