Ciúmes dos parceiros - Jornal Fato
Artigos

Ciúmes dos parceiros

Sempre oriento as mulheres, quanto ao ciúme exagerado de certos homens que podem agredi-las, ataca-las e elas devem aprender a defenderem-se, até a chegada de vizinhos, parentes e a polícia.


- Foto Reprodução Web

O noticiário de um jornal da capital, relata que uma mulher esfaqueou o marido e acabou matando-o, por legítima defesa, já que este não aceitou o término do relacionamento e estava tentando matá-la. 

Sempre oriento as mulheres, quanto ao ciúme exagerado de certos homens que podem agredi-las, ataca-las e elas devem aprender a defenderem-se, até a chegada de vizinhos, parentes e a polícia.

Até os ciúmes dito leves, podem ser perigosos. Os homens começam de forma disfarçada, dizendo que as mulheres, não podem ter amizades masculinas, nem amigas e devem afastar-se de seus parentes.

Por isto é importante, antes de casar, namorar, noivar, para conhecer bem a pessoa, antes de casar. 

Se a mulher for totalmente dependente do marido financeiramente, aí as coisas podem piorar ainda mais. Hoje em dia, a mulher não precisa deixar de trabalhar para cuidar de filhos recém-nascidos. Ela entra na licença maternidade por cinco meses, depois pode deixar a criança com parentes ou nas creches disponíveis.

Quando o casal é maduro, equilibrado, sadio, eles separam- se e avisam as pessoas que não formam mais um casal.

O problema é que se o homem ou a mulher, passarem a usar o álcool, ou drogas com certa frequência, isto pode gerar doenças nervosas, e também a esquizofrenia por exemplo.

Muitos usuários da maconha, alegam que ela é uma droga leve, mas devido a substancia THC, ela acaba desenvolvendo a esquizofrenia no usuário. 

Mas o ciúme não é só da parte dos homens. Existem mulheres bastante ciumentas também. 

O casal deve tentar o diálogo, para resolver o problema, porque pode ser uma situação patológica.

Se não melhorar, tem de buscar ajuda terapêutica para identificar a raiz desse medo. 

Isso é fundamental e pode evitar que tragédias aconteçam na vida a dois.


Fernando Fiuza Psicólogo

Comentários