Bienal Rubem Braga - Jornal Fato
Artigos

Bienal Rubem Braga


Cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido

Andre de Maurois

 

A Bienal Rubem Braga chega à sua sétima edição, que começa hoje. Até domingo, serão dias de inegável protagonismo da cultura em Cachoeiro de Itapemirim, terra do principal homenageado.

O evento se consolida. Não é fácil para nenhuma iniciativa atravessar, incólume e sem falhas, mandatos de três prefeitos diferentes, em 12 anos. Embora não se reconheça talentos como os da época de Rubem, a Cultura é, ainda, capaz de proezas na Atenas Capixaba.

A bienal Rubem Braga é a mais visível política cultural da Prefeitura, não importa o prefeito. Seu principal mérito está em despertar nas crianças que a visitam - principalmente em excursões escolares - o interesse pela leitura e escrita, e artes de maneira geral.

Para os próximos anos, o desafio é construir mobilização permanente para a principal feira literária do Espírito Santo. A estrutura física é montada a cada dois anos. Deve ser apenas o ápice de um processo contínuo nas escolas. O fim de cada edição, deve ser o começo da próxima.   

 

DESTAQUE. O jovem arquiteto cachoeirense Felipe Sartori realiza excelente trabalho na Rede Globo. Foi um dos responsáveis pelos projetos dos cenários da novela "O Outro Lado do Paraíso". Na foto, ele posa ao lado da atriz Glória Pires (Duda/Beth, na trama)

 

Sobe

Gestão para o Brasil 

Em evento organizado pela Fundação Lemann, o governador Paulo Hartung e seleto grupo, de aproximadamente 30 pessoas, fizeram o debate Encontro de Altas Autoridades Brazil Rising - Uma Nova Gestão Pública para um Novo Brasil. Realizado no Hotel Fasano Boa Vista, em Indaiatuba, São Paulo, foi a continuidade do encontro promovido pela Fundação Lemann, em novembro, na cidade de New Haven, Estado de Connecticut, nos Estados Unidos. Hartung explica que sua participação no Brazil Rising se deve a trajetória que o Espírito Santo vem trilhando.

 

Desce

Fake News 

A campanha eleitoral não começou oficialmente, mas as Fake News não respeitam calendário eleitoral. O ex-secretário de estado de Agricultura, Octaciano Neto (PSDB) foi vítima de uma delas, que dava conta que ele haveria desistido de ser candidato a deputado federal. Pura mentira. Ele segue firme, forte e disposto a ir para a disputa. Nas palavras do presidente do TSE, Luiz Fux, "Notícias falsas derretem candidaturas legítimas". Por isso o eleitor deve ficar atento para não ser enganado.

 

Vias de FATO

O presidente da Câmara, Alexandre Bastos (PSB) confirmou as expectativas de que a jornalista Regina monteiro seja eleita pela Casa a Cachoeirense Presente de 2018. 

O parlamentar fez o anúncio com bastante propriedade durante a festa de 60 anos da homenageada no último sábado. 

Cachoeiro já imunizou 22 mil pessoas contra a gripe, chegando mais próximo das metas de vacinar 40 mil até o dia 1º de junho. 

Do público-alvo são crianças a partir de seis meses, mas que não completaram cinco anos, que têm o menor percentual de cobertura vacinal. 

Hoje a Câmara municipal se reúne às 14h00, mas, ao contrário de boatos, não haverá votação do Plano de Cargos e salários da Prefeitura, o que só deve ocorrer em junho.


Dayane Hemerly Repórter Jornal Fato

Comentários