Antes de partir... - Jornal Fato
Artigos

Antes de partir...

Antes de eu partir preciso beijar mais beijos, abraçar mais abraços


Antes de eu partir preciso beijar mais beijos, abraçar mais abraços. Preciso mais olhares perdidos, pensamentos distantes, coração acelerado. Preciso mais flores, mais cheiros, mais gente ao redor.

Antes de partir, preciso mais palavras e mais silêncios. Mais poesia e muito, muito mais prosa. Preciso café e bolinho frito (talvez mais salada e exercício, mas vá!).

Preciso mais riso de criança e mais história de velhos (sim, que o Rubem Alves diz que o certo mesmo é velho, idoso é só alguém que tem muita idade. Velho é quem enrugou-se ao sabor das experiências, sentiu o frio e o calor!).

Preciso, antes de partir, de mais pores-do-sol. Preciso mais mitos que são as formas mais belas de verdade. Preciso mais contos e cantos. Preciso mais choro e pranto. Preciso ver mais com os olhos da fé e preciso mais fé para usar os meus olhos.

Antes de partir quero sentir saudade e viver reencontros. Antes de partir quero rir até chorar e chorar até poder rir de novo. Antes de partir quero mais gosto na boca, mais arrepio na pele, mais música nos ouvidos.

Antes de partir, quero ter chegado, de fato e verdade. Não concordo com essa ideia de que estejamos aqui de passagem. Gosto de pensar que viemos morar um pouco aqui. Depois moraremos por mais um pouco lá. Sim, acho que quero ser vasto antes de partir.

É que quando olho a vida, me dá uma impressão de que estou deixando tanta coisa passar... meu coração, já dizia o poeta, não é maior do que o mundo. É muito menor. O problema é esse, poeta: o coração é pequeno e os olhos não conhecem limites. Então, é preciso fazer alguma coisa a mais, antes de partir...

 


Leandro Vieira

Comentários