"Porto Grande" - Jornal Fato
Artigos

"Porto Grande"

Ainda existem lugares que nos fazem mudar a contagem psíquica das horas


Há quem diga que os dias passam rápido demais nesse século, mas o que está acelerado é o nosso relógio mental. O cronológico caminha no mesmo tic tac, pois 01 minuto continua tendo 60 segundos e 01 hora se alcança com 60 minutos e assim por diante. Isso revela que o tempo cronológico não sofreu alteração, mas nossa sensação quanto ao tempo sim.

Apesar disso ainda existem lugares que nos fazem mudar a contagem psíquica das horas e, desse modo, conseguimos nos desligar das obrigações. "Desligados", percebemos que a vida pode ser melhor aproveitada, pois a noção do tempo não precisa ser sempre "de repente".

Dias atrás, passei o fim de semana na Pousada/Camping Porto Grande, localizada em Guarapari, próximo à praia de Meaípe. O engraçado é que, apesar do lugar estar próximo a praias maravilhosas, uma vez lá, o tempo estagna e não temos vontade de sair. Afinal, em meio à loucura da vida, a tranquilidade que o local oferece com nada se compara. Lá se acorda em meio ao verde e a árvores frutíferas que nos permitem colher amora, pitanga, carambola, manga, jambo, coco, acerola,...

Além disso acordamos aos sons dos pássaros que ali habitam e dos micos que nas árvores se escondem. Mas não é só isso, existe um cantinho da roça que encanta as crianças com a presença de pavão, de ganso, de peru, de peixes, de galinhas, ... Ambiente esse que nos faz sentir o frescor do ar em nossa face e perceber o quanto é bom e saudável estar próximo da criação de Deus, criação que, como nós, é perfeita. Nesse lugar que as crianças definem como "tipo estar no paraíso", os adultos aproveitam para o renovo de suas forças. O que esse ambiente nos proporciona, nos revela que sobrevivemos muito bem sem o tal do celular, salvo para o self que lá ninguém resiste em não tirar.

Para os boêmios, o prazer está em conciliar o bom churrasco com a bebida, mas, se a coisa pegar, ainda vale dar uma volta na lagoa com caiaque de modo que, restaurados, retornem inteiros a boemia e sem a ressaca inerente a esta. Além disso, dá para amenizar os efeitos do álcool consumindo água de coco e glicose, estas naturais das frutas que lá a terra nos entrega de presente.

Em meio as lutas diárias têm gente que afirma ter que "matar um leão por dia". Assim, necessário se torna que deixemos que, às vezes, os leões se enfrentem sozinhos. Deixando-os lutando por nós, que nos retiremos vez e outra para encontrar a paz, para restaurar a serenidade e, assim, nos mantermos inteiros, o que é necessário para que as obrigações inevitáveis se tornem mais prazerosas e para que essa vida, que é única, tenha seus momentos de encantos em meio às dores. Afinal, não é justo conosco mesmo que deixemos a vida nos levar para, quando a morte chegar, como de costume, nos lamentarmos por ter sobrevivido, mas sem viver.

Se a vida existe, se estamos aqui, que deixemos de lado nossos pesos, que arranquemos nossos excessos, que curemos nossos ódios e que o amor nos domine para que, leves e puros, consigamos fugir do relógio emocional de vez em quando e, em meio a lugares naturais, paradisíacos, ou mesmo em nossos lares, possamos nos sentir integrantes da criação de Deus e, assim, cuidarmos do bem mais precioso que Ele nos deu: a vida.

 


Katiuscia Marins Colunista/Jornal Fato Advogada e professora

Comentários