Vá de Uber - Jornal Fato
Artigos

Vá de Uber


Desde a implantação do Uber em Cachoeiro, no dia oito de março, uso-o com bastante regularidade. O aplicativo surgiu em São Francisco, na Califórnia, em 2010 e já transportou mais de 20 milhões de usuários apenas no Brasil. Segundo dados que talvez já estejam desatualizados, tem 500 mil motoristas cadastrados por aqui.

Aos desempregados com um carro em bom estado e disposição, é uma boa alternativa para vencer o desemprego. Há quem alugue os veículos e mesmo assim alcança bons resultados financeiros no fim do mês. Eu, talvez por pouco tempo, ou quem sabe para a vida toda, aderi aos benefícios do aplicativo.

Zero estresse em busca de vaga de estacionamento, medo nenhum do carro ser roubado, sem preocupação com despesas de seguro, preço do combustível, manutenção e loucura de xingar os motoristas imprudentes que sempre me tiraram do sério e fizeram pensar nos piores palavrões (lembro-me daquela cena do desenho animado do pacato Pateta, da Disney, se transformando num troglodita ao volante).

Então há muitos benefícios que os usuários podem comprovar. Só fui conduzida por mulher uma vez, mas sei que várias aderiram ao Uber como motoristas. E sempre faço as mesmas perguntas aos meus agora companheiros de viagem. Há quanto tempo trabalham com o aplicativo, o que mudou na vida, o carro tem kit gás ou é a gasolina e se têm arrependimento.

Ninguém, até hoje, disse que voltaria à antiga atividade.  Alguns, por mais um tempo, conciliam emprego formal e aplicativo. Outros, porém, trocaram de carro para prestar um melhor serviço e dedicar-se integralmente a conduzir pessoas com suas pressas, sonhos e frustrações.

Ontem especialmente fui transportada por um rapaz e ele me contou que o Uber o tirou do desemprego. Outro, o "Seo" Antônio, vasto sorriso e palavras amáveis, disse que sua qualidade de vida mudou. E que estava ali por sugestão do filho, e que foi a melhor coisa que fez depois de um problema de saúde dificultar sua atuação na profissão da vida toda.

O melhor de tudo, me contou, é a diversidade dos passageiros que carrega. O dia é tão agradável com tantas histórias e pessoas diferentes que alguns dias passam rápido que nem percebe que já é bem tarde.

Outro motorista era gerente de uma empresa. Não falou de qual e não fui indiscreta. Vivia sob pressão para alcançar metas e cobrar resultados da equipe. A rotina louca fez sua pressão arterial descontrolar-se e a saúde piorar.

Conta que deu um basta e resolveu investir no aplicativo. Hoje caminha todas as manhãs, emagreceu 20 quilos e tem pressão e as taxas sob controle.

E ainda "passeia" o dia todo com gente muito legal, destacou sorridente. E com uma qualidade de vida de dar inveja, com renda equivalente. Poderia contar muitas outras histórias, já que "entrevisto" todos os meus já parceiros de viagem. E as histórias e pessoas são muito interessantes. Basta querer ouvir. E para quem passou a vida ouvindo e observando, esse é um ótimo exercício.

O Uber pode ser uma ótima alternativa para reduzir as taxas de desemprego na cidade e para melhorar a mobilidade urbana, cada vez pior. Recomendo que os carros particulares fiquem na garagem. Muitos novos motoristas precisariam se cadastrar para que o serviço atendesse a demanda que provavelmente surgirá. Já perdi compromissos porque não tinha carro disponível.    

Palavra alemã que significa "algo incrível ou superior", a plataforma Uber pode contribuir para que nossas cidades sejam mais inteligentes. Só de pensar que os engarrafamentos podem ser reduzidos já ganhamos todos nós.

E da minha parte, posso apenas, de bem com a vida, observar as belas coisas da vida pela janela, sem estresse, e com algumas surpresas.


Anete Lacerda Jornalista

Comentários