História, arte e cultura na rua onde Cachoeiro surgiu - Jornal Fato
25 de Março

História, arte e cultura na rua onde Cachoeiro surgiu

"Em trecho que antigamente servia a tropeiros e mascates há ainda casarios centenários e outras edificações que se aproximam desse tempo de existência"


 

Cachoeiro de Itapemirim polariza a segunda região mais populosa do Estado, só perdendo para a metropolitana. O município conta atualmente com mais de 220 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cidade já foi carinhosamente apelidada de "Princesa do Sul" e de "A Capital Secreta do Mundo". É berço de uma legião de ilustres, como Roberto Carlos, Sérgio Sampaio, Rubem e Newton Braga, Raul Sampaio, entre muitas outras personalidades, talentos que se despontaram em diversas áreas do conhecimento humano.

Uma de suas mais belas ruas é a que foi batizada com a data histórica: 25 de Março. Situada na região central, abriga casarios centenários e outras edificações que se aproximam desse tempo de existência. No trecho, que antigamente servia aos tropeiros e mascates, existe um verdadeiro corredor cultural e histórico do município.

Na Rua 25 de Março estão a Casa dos Braga, o Centro Operário e de Proteção Mútua e a Casa da Memória.

 

Em evidência, alguns dos imóveis históricos preservados, patrimônios culturais que representam parte da história viva de Cachoeiro de Itapemirim:  

 

 

 Casa da Memória

Construída na década de 1920, a edificação que se tornaria no futuro um museu, com o nome Casa da Memória, foi tombada em 22 de dezembro de 1988.

 

Casa dos Braga

Um dos locais mais emblemáticos da cidade, a casa que abrigou o cronista Rubem Braga e o seu irmão poeta Newton na infância serve à população como biblioteca pública. Também é palco de eventos culturais, como lançamento de livros, saraus etc.  

 

Centro Operário

O imóvel do Centro Operário e de Proteção Mútua tem mais de um século de existência. A entidade que ali funcionou é considerada precursora do sindicalismo brasileiro. Muito antes da fundação dos primeiros sindicatos, exercia funções do interesse do trabalhador, segundo historiadores locais.

 

Casa do Estudante

Fundada em 27 de março de 1947, por Pedro Estellita Herkenhoff, a Casa do Estudante de Cachoeiro de Itapemirim (CECI) foi, até a década de 1970, local de formação política e polo de irradiação cultural para várias gerações de jovens cachoeirenses.

Comentários